• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Produção industrial avança pelo terceiro mês consecutivo

As principais influências positivas foram de edição, impressão e reprodução de gravações

Autor: Daniela AmorimFonte: R7

A produção industrial brasileira teve alta de 0,6% em outubro na comparação com o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse foi o terceiro mês consecutivo. Em setembro, a alta foi de 0,5% e em agosto, de 0,2%.

O resultado de outubro teve perfil generalizado de taxas positivas, alcançando três das quatro categorias de uso e a maior parte (21) dos 27 ramos pesquisados. Entre as atividades, as principais influências positivas foram registradas por edição, impressão e reprodução de gravações (13,1%), máquinas e equipamentos (2,7%), refino de petróleo e produção de álcool (2,2%) e indústrias extrativas (2,0%).

Com os resultados desse mês, o primeiro setor eliminou o recuo de 11,3% assinalado no mês anterior; o segundo apontou a expansão mais intensa desde junho último (3,3%); o terceiro recuperou parte da perda de 4,7% acumulada nos meses de agosto e setembro; e o último marcou a sétima taxa positiva consecutiva, acumulando nesse período crescimento de 7,9%.

A produção de bens de consumo duráveis (-0,6%) foi a única que registrou recuo em outubro de 2013 e eliminou parte do ganho de 2,4% acumulado nos meses de agosto e setembro.

Comparações

Na relação com outubro do ano passado, o crescimento foi de 0,9%, segundo resultado positivo consecutivo nesse tipo de confronto, mas em ritmo menos intenso que o observado no mês anterior (1,8%).

O segmento de bens de consumo duráveis recuou  3,2% em outubro deste ano e foi a queda mais intensa entre as categorias de uso nesse mês e foi pressionado em grande parte pela menor fabricação de automóveis (-9,1%), de telefones celulares (-13,2%), de eletrodomésticos da “linha branca” (-2,3%), de outros eletrodomésticos (-1,8%) e de artigos do mobiliário (-1,7%).

No índice acumulado nos dez meses de 2013, a atividade industrial cresceu 1,6% frente a igual período do ano anterior. Entre as atividades, a de veículos automotores, que avançou 10,3%, permaneceu exercendo a maior influência positiva na formação da média da indústria, impulsionada em grande parte pela expansão na produção na maioria dos produtos pesquisados no setor (aproximadamente 71%), com destaque para a maior fabricação de caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, automóveis, veículos para transporte de mercadorias e reboques e semirreboques.

A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, ao mostrar expansão de 1,0% em outubro de 2013, praticamente repetiu o resultado registrado no mês anterior (1,1%).

 

http://noticias.r7.com/economia/producao-industrial-avanca-pelo-terceiro-mes-consecutivo-04122013