• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Setores mais afetados pelas vendas de Natal estão pessimistas

Sondagem mostra que segmentos de vestuário e de eletroeletrônicos esperam vender 3% a menos do que em 2012

Fonte: Revista Incorporativa

Sondagem realizada na capital paulista junto a 130 lojistas dos setores de vestuário e eletroeletrônicos, tradicionalmente os mais beneficiados pela movimentação provocada pelo Natal, mostra estimativa de queda de 3% nas vendas em relação ao ano passado. A sondagem foi realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo a entidade, normalmente as sondagens anteriores às datas comemorativas feitas com empresários afetados pelas mesmas tendem a trazer respostas conservadoras. O que ocorre é que, passada a data, a tendência é de que os resultados sejam um pouco melhores do que os apontados na prévia. Por esse motivo, a FecomercioSP mantém sua previsão de aumento de vendas de 2,4% na capital e de 3,3% no Estado durante todo o mês de dezembro.

A perspectiva está relacionada diretamente à queda de confiança do consumidor e de empresários em relação à economia. Mais da metade do comércio em geral afirmou que não pretende realizar ações promocionais (61%) ou publicitárias (78%) para incrementar as vendas. A justificativa está na escassez de verba específica para este tipo de ação, uma vez que grande parte dos estabelecimentos são de pequeno porte.

A sondagem revela também que quase metade dos empresários acredita que os estoques estão inadequados (28% acima do desejado e 22% abaixo do adequado).

Com relação à contratação de temporários, 45% das empresas afirmaram terem contratado entre um e dois funcionários. A sondagem também mostrou que 74% dos empresários costumam efetivar os temporários. O varejo, em especial, é considerado a porta de entrada ao mercado de trabalho nesta época do ano.

Entre as modalidades de pagamento, a maioria dos empresários (64%) acredita que o cartão de crédito continuará como primeira opção entre consumidores paulistanos.

- A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

 

http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=11074