• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Se está assim hoje...Imagine na Copa?

Seis dicas para que as empresas não se tornem parte do jargão popular

 A expressão “imagine na copa” entrou para o vocabulário popular nos últimos meses e virou sinônimo de mal atendimento e falta de infraestrutura. “Pegou fila no aeroporto?” – Imagine na Copa. “Foi mal atendido no bar?” – Imagine na Copa. “Estava lotado e não conseguiu entrar?” – Imagine na copa…

 É a insatisfação do consumidor brasileiros com o atendimento oferecido pelas empresas transbordando.

 Em pesquisa recente da eCRM123 realizada no Brasil sobre a qualidade do atendimento ao consumidor, 90% afirmam que já tiveram problemas com atendimento e mais de 80% não voltariam a fazer negócios e ou indicariam a empresa problemática para outras pessoas.

 Neste cenário, como não ser mais uma empresa imaginenacopa? Nossas pesquisas também indicam que o Brasileiro, apesar da insatisfação, também aceitaria pagar mais para ser melhor atendido. É muito aberto ao atendimento em redes sociais, a receber campanhas via e-mail e a outras formas de relacionamento digital. Dito isso, o negócio é investir em estratégia de relacionamento aliada a novas tecnologias enquanto é tempo. Baseado em pesquisas e na experiência sugiro ações simples a curto prazo, que farão sua empresa passar longe do imaginenacopa:

 1. Utilize seu website como canal de relacionamento

 Muitas empresas têm um ótimo website. Com detalhes sobre a missão e valores, produtos, endereço e até uma área para contato. Porém, quantas dessas empresas de fato conhecem o consumidor oriundo do website e, sobretudo, estão preparadas para iniciar ou dar continuidade a um relacionamento real, indo além do básico (nome, endereço de contato e e-mail)? Quantas conhecem o verdadeiro propósito da visita e identificam o “visitante”, entendendo ainda o melhor canal de comunicação – e-mail, telefone, redes sociais – para seguir neste relacionamento? 

 A maioria das empresas mantém um formulário de contato simples em seu website que, ao ser preenchido, é direcionado para um e-mail , que será analisado individualmente e só então anexado a uma base e depois respondido. Este processo é ultrapassado e, além de lento, gera gargalos em seu atendimento. Hoje já possível, e simples, ligar seu site a um sistema de CRM que automatize os processos básicos de relacionamento, personalizando a resposta do e-mail de acordo com a necessidade do cliente por exemplo. Pode-se, inclusive, organizar uma base de cadastro rica em informações atualizadas e online. 

 Muitas empresas devem pensar que este é um processo caro e complexo. Continue lendo e te provarei que uma pequena pizzaria de bairro pode ter algo assim graças as novas tecnologias.

 2. Atenda melhor para vender mais

 Qual a última vez que sua empresa fez uma campanha para promover seus canais de atendimentos digitais ? Ou informar os procedimentos de resolução de problemas ? Ou mesmo uma pesquisa para ouvir a opinião de seu consumidor ? Pesquisas comprovam que é mais lucrativo e barato vender ao seu consumidor do que buscar novos. Crie campanhas e pesquisas que foquem na satisfação do seu consumidor. 64% dos entrevistados em nossas pesquisas afirmam reclamar nas redes sociais após problemas no SAC tradicional. Para entender este cenário faça o seguinte exercício: Vá ao site de sua empresa ou de alguma grande empresa e perceba quanto espaço no site é dedicado a divulgar os canais de atendimento. Normalmente é um link tímido em algum canto da página…

 3. Crie conteúdos relevantes, sempre

 Muitas ligações e contatos podem ser evitados se a empresa produzir e publicar conteúdos relevantes, constantemente, em seu website para dar suporte ao consumidor. Catálogos, e-books, tutoriais, vouchers, fotos, cardápios e diversos outros conteúdos que ajudem o cliente a conhecer sua empresa/produto e que confiram autonomia para saciar suas dúvidas. Nossas pesquisas mostram que mais de 25% dos consumidores entrevistados necessitam de mais atenção na hora de conhecer a empresa e no pós-atendimento. Valorize seu investimento gerenciando o fluxo de uso deste conteúdo pelo consumidor. Existem tecnologias simples que geram relatórios sobre este comportamento em seu site.

 4. Entenda que as redes sociais são o meio de acesso a seus consumidores

 Segundo pesquisas da eCRM123, os brasileiros consideram as redes sociais o melhor canal para atendimento pós-venda, principalmente o Facebook. Porém, nem todos os assuntos de pós-vendas devem ser tratados em público. Por isso, desenvolva uma estratégia integrada entre seus canais. Integre website e Facebook, promova os canais digitais e conteúdo relevantes no Facebook e vice-versa. O cliente que se sente amparado pela empresa, raramente inicia uma discussão pública negativa. Pelo contrário, é capaz de ajudar outro consumidor a encontrar o canal correto. Desde que este canal exista e seja claro.

 5. Monitore os resultados de suas ações

 Hora de monitorar as redes sociais para dar continuidade ao processo de relacionamento. Perceba que não adianta monitorar as redes se a sua empresa não otimizou os canais digitais e gerou algum conteúdo relevante. Mesmo que encontre uma crise ou uma oportunidade, não terá as ferramentas corretas para interagir e será redundante. Resultado: imaginenacopa… As redes sociais refletirão os resultados de suas ações de relacionamento. Para otimizar esta tarefa, existem diversas ferramentas de monitoramento, gratuitas ou pagas, cada uma com suas particularidades e normalmente acessíveis financeiramente.

 6. Use as novas tecnologias a seu favor

 Costumo dizer que o consumidor precisa de pouco mais de 5 minutos para criar uma conta em uma rede social e falar bem ou mal de sua empresa. Em minha opinião, a empresa não pode ficar para trás, munida de tecnologias antigas ou sem tecnologia nenhuma. Com as novas tecnologias disponíveis em nuvem e comercializadas em pequenos pacotes mensais, o custo pode ser inferior a  R$ 300,00 para automatizar boa parte dos processos sugeridos aqui. 

 É uma boa hora para aproveitar o clima de pessimismo, surpreender o cliente e sair na frente da concorrência. Nos dias de hoje, só chuta para o gol e corre para defender quem quer. ficadica