• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Planejamento estratégico

Um planejamento estratégico também ajuda as diversas unidades de trabalho de uma organização para alinhar-se com objetivos comuns.

Para que uma empresa seja bem sucedida, é necessário que haja um roteiro para o sucesso, um planejamento estratégico ajuda a fornecer direção e foco para todos os envolvidos no processo.  Ele aponta para resultados específicos e estabelece um curso de ações para alcançá-los.  Um planejamento estratégico também ajuda as diversas unidades de trabalho de uma organização para alinhar-se com objetivos comuns.

Neste processo, planejamento é essencial e por isso deve ser feito em conjunto com uma estratégia.  A partir de uma macro perspectiva, o negócio hoje é feito em um mercado global, as mudanças estão ocorrendo em ritmo acelerado; tempo e distância são cada vez menos relevantes graças em grande parte, ao crescimento da tecnologia e da internet.

Houve um momento em que o planejamento estratégico era feito pelas maiores empresas, atualmente é um requisito para o crescimento e perenidade das organizações.  Os líderes de negócios devem olhar para frente, antecipando as mudanças, desenvolver uma estratégia de forma pró ativa e com sucesso para navegar pela turbulência gerada pelas mudanças constantes.

Em uma visão micro, o planejamento estratégico fornece a empresa propósito e direção, todos em uma organização precisam saber o que a empresa faz, seus produtos e serviços, quem são os clientes-alvo, como se vende, quem são seus concorrentes, e seus diferenciais. Uma boa estratégia vai equilibrar as receitas e as iniciativas de produtividade, qualidade e pontualidade.

Sem um planejamento estratégico, as empresas simplesmente derivam, e estão sempre reagindo à pressão do dia.  As empresas que não planejam, tem taxas elevadas de fracasso, em relação a aquelas que planejam e aplicam organizadamente.

Para muitos proprietários e dirigentes, criar uma visão, valores da empresa, e um planejamento estratégico pode ser uma tarefa difícil por razões como tempo, energia, compromisso e falta de experiência.  Ele exige dos líderes de negócios a aceitar que o sucesso de ontem não garante o sucesso no futuro, exige desafiar o status quo, mudar comportamentos, implementar novos procedimentos, pessoas com visões diferentes, e aumento do comprometimento, a fim de cumprir a estratégia.

Os melhores planos e ideias sem execução são apenas planos ou ideias, eles não geram excelentes resultados, por isso é de grande importância o acompanhamento e comprometimentos com as ações.  Independentemente do tamanho de uma empresa, o planejamento estratégico é a base em que todas as atividades, processos, colaboradores, dirigentes, devem ser conectados e alinhados, gerando compromisso com o sucesso da organização.