• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Crédito ainda é dificuldade para empresa de menor porte

De acordo com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, alguns fatores propiciaram a melhoria geral para os negócios como a consolidação do mercado interno do País, com cerca de 100 milhões de

 O Estado do Amazonas foi o único que não realizou nenhuma ação de promoção de microcrédito em 2013. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todas as outras unidades da federação implementaram ações sob o título de associativismo e microcrédito, que buscaram captar a organização, em associações ou cooperativas, tendo como objetivo fortalecer o grupo associado.
Os estados buscaram valorizar o trabalho coletivo, buscar incentivos e fomentos, agregar valor ao processo produtivo, promover a sustentabilidade dos empreendimentos, solucionar os problemas comuns, bem como gerar benefícios econômicos e sociais.
Segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tales Andreassi, crédito é o principal problema do empreendedor. "A pesquisa Gem (Global Entrepreneurship Monitor) mostra que o crédito está lá por 4% ao mês, não há empreendedor que consiga sobreviver à esta taxa. É muito importante que o estados e municípios desenvolvam cooperativas de crédito", afirmou.
De acordo com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, alguns fatores propiciaram a melhoria geral para os negócios como a consolidação do mercado interno do País, com cerca de 100 milhões de consumidores e a melhoria do ambiente legal para os pequenos negócios, com a criação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e o aumento da escolaridade dos empresários.
"Nossos estudos mostram que as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste têm sido beneficiadas por esses fatores econômicos, como por exemplo aumentos reais concedidos ao salário mínimo e o Bolsa Família, e ao de desconcentração da atividade econômica do Sul e Sudeste para estas regiões, assim como a fronteira do agronegócio que tem particularmente favorecido a região Centro-Oeste", completou.
Sobre o Bolsa Família, a pesquisa do IBGE apurou que "dentre os grupos de ações de inclusão produtiva pesquisados no ano de 2013, 25 Unidades da Federação declararam realizá-las para beneficiários do Programa Bolsa Família. Em 2012, os Estados do Amazonas, Rio Grande do Norte e São Paulo, que informaram não realizar ação para este grupo, o fizeram em 2013", disse o texto da pesquisa Estadic 2013.
O Sebrae também afirmou que a taxa de sobrevivência de empresas com até dois anos de idade está em 76%, mas algumas unidades da federação apresentaram taxas de sobrevivência superiores à média nacional.