• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Consumidor está cauteloso, mas ainda compra.

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 3,8% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior

 As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 3,8% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o relatório SpendingPulse, desenvolvido pela MasterCard e divulgado ontem. Nos últimos três meses, de março a maio, a média de expansão nas vendas do varejo foi de 5,3%, abaixo do primeiro trimestre, quando a média foi 5,9%.

Segundo o levantamento, o acréscimo nas vendas em maio foi impulsionado pelos setores de artigos farmacêuticos, combustíveis e construção. Por outro lado, os setores de vestuários, móveis e eletrodomésticos, supermercados e artigos de uso pessoal e doméstico foram os que tiveram as menores taxas de crescimento nas vendas totais em maio.

O relatório apontou ainda que a massa salarial nos últimos 12 meses registrou alta de 2,4%. "No entanto, a pressão inflacionária ainda está se mantendo em níveis elevados, implicando uma deterioração do poder de compra das famílias", destaca o texto.

Apesar disso, o relatório destaca que o comprometimento da renda das famílias e a taxa de inadimplência total estão relativamente estáveis. Já a confiança do consumidor, de acordo com o SpendingPulse, mantém a tendência de queda, registrando 3,3% em maio com relação ao mês anterior na série com ajuste sazonal.

O relatório SpendingPulse é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Intenção de compras – O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela FecomercioSP, caiu 5,1% em maio em relação a abril. A entidade atribui a queda ao atual cenário econômico, com baixo crescimento, aliado à persistente alta da inflação. Com a queda registrada na passagem de abril para maio, o índice chegou ao patamar de 113,6 pontos. Na comparação com abril do ano passado, o ICF mostra um recuo ainda maior, de 11,4%.

Todos os sete segmentos que compõem o índice tiveram retração de abril para maio, com destaque para o item Perspectiva Profissional, que apresentou a maior queda, com variação negativa de 9,6%. O item Bens Duráveis veio em segundo lugar, seguido por Perspectiva de Consumo, com recuos de 9,3% e 6,5%, respectivamente.

Esses números mostram, segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, que o cenário é de mais cautela nos gastos por parte do consumidor, inclusive, com relação a produtos duráveis.