• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

5 dicas de captação de recursos para quem deseja abrir uma empresa

O processo de captação de recursos exige cuidado, atenção e disciplina do interessado em ter autonomia empresarial

 Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil teve um aumento da taxa média de empreendedorismo de quase 25% entre 2002 e 2012, passando de  20,9% para 30,2%, o equivalente a um crescimento de quase dez pontos percentuais, o mostra que além do crescimento, nosso país já é um dos que concentram mais empreendedores.

Porém, para fazer parte desses índices e ter sucesso no novo caminho é necessário preparação. A maioria dos recursos utilizados para abrir uma empresa não são próprios, o que torna necessário ter uma paciência extra durante todas as etapas para que a sua ideia saia do papel. O processo de captação de recursos exige cuidado, atenção e disciplina do interessado em ter autonomia empresarial.

A contadora, sócia da Della’s Iluminação e especialista em finanças pela Fundação Getúlio Vargas, Amanda Rodrigues, separou cinco dicas para quem deseja realizar o sonho de abrir o próprio negócio, mas não tem recursos próprios para investir. 

Análise de mercado

Fazer estudo de mercado e definir o tipo de negócio que deseja abrir, tendo em vista que são pontos fundamentais: necessidade do mercado; conhecimento do negócio/ produto/ serviço; disponibilidade para gerir o negócio.

Fonte de recursos

Para a captação de recursos, um dos que oferecem melhor custo benefício é o Banco do Nordeste, onde se consegue baixas taxas de juros, maior prazo de carência e de pagamento.

Documentação

Para que não haja problemas no financiamento é necessário que se atenda a todas as exigências do banco, que são, na maior parte delas, preenchimento de cadastro e documentos que devem ser entregues de imediato.

Bom relacionamento

Estar sempre em contato com o gerente do banco é de fundamental importância para que o processo não pare pela falta de documentos.

Planejamento financeiro

É preciso ter consciência os negócios exigem um prazo médio de dois anos para que se possa fazer retirada. Desta forma, o interessado em virar dono do seu próprio negócio precisa ter alguma fonte de renda pelo menos nos primeiros anos da empresa, para não ter surpresas futuras e problemas financeiros.