• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Conflitos no ambiente de trabalho podem ser benéficos para empresa

Divergência de opiniões gera novas ideias e soluções criativas para melhorar desempenho de gestores e funcionários

Os conflitos entre colaboradores é uma situação que deve ser encarada com naturalidade e faz parte da rotina da maioria das empresas. Entender os motivos das divergências é fundamental para a resolução dos problemas e para que todas as partes envolvidas saiam sem arranhões: empresa, funcionários e clientes. Uma desavença pode contribuir por um reposicionamento nas relações humanas e reverter em favor da firma. 

O gestor tem papel importante para evitar que conflitos se tornem crises internas. Bem administrado, um conflito pode apresentar novas ideias e posicionamentos que direcionem para o crescimento. "Quando a gente fala em desenvolvimento de projetos, geração de ideias, de criatividade é fundamental que haja o conflito. Todos têm opiniões diferentes, então tem que respeitar cada uma e sempre decidir no que é melhor para o cliente", orienta Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting e consultor em gestão de projetos. 

Para que um conflito seja revertido em pontos positivos é necessário que as pessoas envolvidas se sintam à vontade para conversar e expor suas ideias e insatisfações. "O gestor precisa chamar os colaboradores para conversar e chegar a um consenso. A discussão tem que ser aberta a toda a equipe para que todos contribuam. É preciso deixar de lado uma certa empatia para que a decisão não seja influenciada", relata Barbosa. Muitas vezes nos conflitos estão envolvidos pontos cruciais para as empresas, como ideias inovadoras ou mesmo questões que estão prejudicando o crescimento. 

Vanderley Negri, de 46 anos, é encarregado de recursos humanos de uma concessionária de automóveis de Londrina há sete anos. A empresa conta com 150 funcionários. As divergências entre pessoas de personalidades e opiniões diferentes são comuns e o problema se torna mais aparente pelo fato de permanecerem muito tempo juntas. "O primeiro passo é entender o motivo, quem são as pessoas envolvidas e ouvi-las. É de suma importância que antes de qualquer decisão se investigue os fatos ocorridos e o histórico das pessoas envolvidas", aponta Negri. 

Para o encarregado, um conflito é um sinalizador de que algo precisa ser mudado, melhorado, adequado ou mesmo negociado com os colegas de trabalho. "Uma crise torna os membros da empresa mais conscientes e aptos a lidar com problemas, promove mudanças e adaptação organizacional, fortalece relações e ainda aumenta o desenvolvimento pessoal e profissional", ressalta Negri, que trabalha na área de recursos humanos há 20 anos.