• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Bancários entram em greve em todo o país

Bancários de todo o país devem cruzar os braços a partir de hoje

Bancários de todo o país devem cruzar os braços a partir de hoje. A decisão foi confirmada em assembleias realizadas na noite de ontem. Em Minas Gerais, a greve por tempo indeterminado, foi confirmada. A estratégia da categoria é manter apenas um gerente em cada agência. E a expectativa é de adesão de quase 100% dos profissionais do setor. A presidente do Sindicato dos Bancários em Belo Horizonte e Região, Eliana Brasil, informou que os diretores da entidade vão hoje cedo para a frente dos bancos privados numa estratégia de garantir essa forte adesão da categoria à paralisação. Ao meio-dia deverá ser feito um ato em frente a Agência Séculos, da Caixa Econômica Federal, na esquina das ruas Carijós com Espírito Santo, no Centro da capital. A categoria pede reajuste real (acima da inflação) de 5,8% e rejeitou a proposta dos bancos de aumento de 0,61% acima da inflação de 6,35% (INPC). No ano passado, o reajuste alcançado foi de 8%, 1,82% acima da inflação.

A greve ocorrerá um dia antes do início do pagamento de pensão e aposentadoria. Na prática, a paralisação irá prejudicar principalmente, pelo menos num primeiro momento, a população idosa. Isso porque homens e mulheres dessa faixa etária são os que têm maior dificuldade em sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.

Eliana Brasil reconhece o problema: “A data (da greve por tempo indeterminado) é ruim, porque dia primeiro (de qualquer mês) começa o pagamento de aposentadoria e pensão. A população, por sua vez, está usando a terceirização”.

Por terceirização, explica ela, enteda-se serviços bancários prestados por pontos comerciais com convênios para saques e pagamentos de contas de alguns bancos. É o caso, sobretudo, das casas lotéricas, que têm convênio com a Caixa. Vale lembrar que a greve de bancários não exime correntistas do atraso de pagamento de contas.