• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A inovação é a alma do negócio

Que tal fazer turismo em um carro anfíbio? Novos produtos e serviços estimulam competitividade no mercado do setor

do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o mercado está reinventando as formas tradicionais de fazer turismo.

Um carro que navega ou um barco que anda no asfalto? O veículo anfíbio, que vai do Pão de Açúcar à Baía de Guanabara, criou uma proposta diferente para turistas do Rio, com o adicional de comodidade de realizar o roteiro sem embarque e desembarque entre terra e mar. O ponto alto do passeio é o “splash down”, momento em que o veículo sai do asfalto e entra no mar.
O veículo anfíbio tem capacidade para cerca de 50 pessoas, que podem curtir os principais pontos turísticos do Rio em um passeio ao ar livre que dura aproximadamente 90 minutos. A ideia foi trazida dos Estados Unidos, como conta o empresário Fabio Zamborlini. “Comprei esse veículo na Carolina do Sul e comecei a operar em fevereiro. Já transportamos mais de 5 mil turistas nesses 7 meses”, calcula. Segundo ele, este tipo de veículo, que foi usado no passado para invasão da Normandia, na Segunda Guerra Mundial, hoje é também uma opção de passeio turístico no país norteamericano.

Outra empresa instalada na capital fluminense investiu em um anfíbio de fabricação nacional. O tour começa na Urca e parte em direção a Baía de Guanabara. O “duck”, como é chamado, é um veículo ecologicamente correto que utiliza graxas atóxicas em meio aquático. Além de apostar em uma ideia nova, a empresa também valorizou a produção nacional (o modelo é brasileiro) e dá exemplo de escolhas sustentáveis no negócio.

A cidade do Rio de Janeiro é o destino mais competitivo do Brasil no quesito Capacidade Empresarial, segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013. O relatório do Ministério do Turismo apresenta, anualmente, um conjunto de avaliações econômicas, sociais e ambientais dos 65 municípios indutores do turismo. “Experiências inovadoras agradam o turista e ajudam a movimentar a economia do turismo, além de gerar empregos”, avalia Wilken Souto, diretor do departamento de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo.

Entre os empresários, reinventar a forma de fazer turismo significa investir em competitividade. Entre os turistas, desfrutar de experiências únicas pode fazer uma viagem rápida surpreender.

Em São Paulo, o “Beer Bus” sai da capital para um tour por microcervejarias no interior do estado. Em todas as fábricas, os turistas conhecem a história, o mestre-cervejeiro ou proprietário e degustam as bebidas diretamente dos tanques de maturação.

O veículo oferece roteiro para cervejarias como a Bamberg (Votorantim), a Hoffen (Votorantim), a Happy Brew (Sorocaba), a Dádiva (Várzea Paulista), a Bier Nards (Jundiaí), a Landel (Campinas), a Blondine (Itupeva) e a Karavelle (Indaiatuba), entre outras, sempre com saída e chegada na Cervejaria Nacional (São Paulo). O passeio tem 12 horas de duração.