• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Qual é o conceito de empreendedorismo?

"Nas organizações em que há uma clara definição e motivações verdadeiras o ambiente fica mais favorável ao funcionamento de um processo de tomada de decisão"

Muito se fala em empreendedorismo nos dias atuais, mas o termo, por incrível que pareça, começou a ser popularizado a mais de meio século. Em 1945, o economista Joseph Schumpeter utilizou a palavra como peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedorismo só aconteceria através de pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir, que possuem capacidade para organizar recursos financeiros, operações internas e realizar vendas.

Outra definição, bem mais recente, e que é amplamente aceita no mundo acadêmico e corporativo é do estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, “empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

Apesar de terem várias as definições sobre empreendedorismo, é possível notar que vários aspectos relativos à quem segue esse caminho estão sempre presentes: como iniciativa e paixão pelo negócio, utilização criativa dos recursos disponíveis, aceitação de riscos e possibilidade de fracassar. Empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios.

Nas organizações em que há uma clara definição e motivações verdadeiras, mesmo que fique restrito ao dono, o ambiente fica mais favorável ao funcionamento de um processo de tomada de decisão e até de um modelo de gestão que ajude a conquistar os objetivos e minimizar o risco de escolhas erradas.

Nesse processo, pequenas ações podem fazer um enorme impacto no longo prazo. Por isso, ficar atento a todos os processos da empresa como vendas, marketing e relacionamento com os clientes são alguns passos importantes para fortalecer um negócio.