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Notícia

Plano de negócios para investidor nenhum botar defeito

Mostre que a sua empresa está operante, que você colocou a mão na massa e possui resultados concretos para mostrar de uma vez por todas que a ideia tem potencial

Construir um plano de negócios leva tempo, consome muito esforço e deve demonstrar todo o potencial de uma empresa para investidores. Falando em investidores, eles são bombardeados com toneladas de Bussines plans todos os meses, e para você ter uma chance de chamar sua atenção e conseguir uma reunião é preciso observar com cuidado algumas regras durante a elaboração do documento.

Depois de uma infinidade de reuniões com investidores anjo, aceleradoras e VC’s, pude observar 6 características dos planos de negócio vencedores, que tem uma chance real de transformar-se em financiamento para a empresa e compensar o tempo gasto em sua confecção.

1) Seja sucinto

Não importa quão revolucionária seja sua tecnologia, nenhum investidor irá ler 30 páginas para entender mais sobre sua empresa. O objetivo do Business Plan é dar uma panorama geral do negócio a uma pessoa que não faz parte do dia a dia do mesmo.

E quando se trata de investidores, seu objetivo deve ser chamar sua atenção em um curto espaço de tempo, fazer com que ele queira saber mais a respeito de você e conseguir uma primeira ou segunda reunião.

Atenha-se a 20 slides. Esse deve ser o tamanho do documento enviado a um investidor, e ele deve abordar os seguintes tópicos:

- Capa
- Missão da Companhia
- Problema a ser resolvido
- Solução proposta
- Modelo de negócios
- Dados de mercado
- Concorrência e vantagem competitiva
- Time
- Resultados alcançados
- Proposta
- Contatos

É possível abordar todos esses tópicos em 20 slides? Com certeza! Saiba como lendo esse post sobre como fazer um plano de negócios vencedor.

2) Problema a ser resolvido

É muito provável que a primeira pergunta que você vai ouvir numa reunião, e que muitos empreendedores não se preparam para responde-la bem, é a seguinte: “qual o problema que você vai resolver?”. Antes mesmo do investidor querer saber quem você julga que serão seus primeiros clientes ele quer ter a certeza de que existe um problema que as pessoas estão querendo resolver, e dispostas a pagar para ve-lo solucionado.

Existem algumas perguntas que podem ajudar:
- Quantas pessoas já relataram esse tipo de problema?
- Qual é a saída que existe hoje no mercado?
- Quanto as pessoas estariam dispostas a pagar para resolve-lo?

Formule a frase que define seu problema com poucas palavras, de forma simples, e de preferência com dados que sustentem seus argumentos.

3) Solução proposta e diferencial competitivo

Agora que o problema foi muito bem pensado e formulado, é hora de ter a certeza de que a sua solução tem, pelo menos, as seguintes características:

- Resolve o problema (ou uma parte muito bem definida dele);
- É factível;
- É dominada tecnologicamente;

Lembre-se que para o problema “locomover-se mais rapidamente” o homem criou N soluções: cavalo, bicicleta, carro, avião, etc. Todas elas resolvem o problema de uma forma diferente e foram dominadas em momentos distintos.

E tão importante quanto a solução é o diferencial competitivo. Se você tem uma tecnologia que pode ser patenteada, uma rede de contatos grande, um contrato de exclusividade ou qualquer outra barreira de entrada a concorrentes, você ganhou a atenção. Mostre aos investidores seu “oceano azul”.

Ao final, formule em poucas palavras, qual a solução encontrada para o problema que o cliente tem e qual seu diferencial competitivo frente a concorrentes.

4) Mercado atraente + equipe competente (combinação perfeita)

Algo visto com bons olhos por um investidor é uma empresa tentando alcançar um mercado gigantesco, combinado com uma equipe que tenha capacidade de superar esse desafio. Não basta apenas um desses ingredientes, os dois são fundamentais para conquistar o tão desejado aporte.

Uma ótima equipe em um mercado pequeno torna o investimento não atraente no longo prazo. Um grande mercado sendo perseguido por uma equipe mediana aumenta os riscos operacionais do empreendimento. Mostre no Business Plan que você possui a combinação mercado atraente junto com uma equipe competente.

5) Ganhar escala e crescer rapidamente!

Utilizando a definição de uma Startup de Paul Graham, fundador da aceleradora Y Combinator:

“Uma startup é uma companhia desenhada para crescer com rapidez. Ter sido recentemente fundada não faz de uma empresa uma startup. Nem é necessário para uma startup trabalhar com tecnologia, ou buscar investimento de risco, ou vislumbrar alguma forma de “exit”. O único ingrediente essencial é crescimento rápido. Todo o resto que associamos a startups resulta disso.”

Se você deseja realmente chamar atenção de investidores, mostre que enxerga um caminho para escalar o negócio e crescer na velocidade da luz.

6) Mostre resultados concretos

Seguindo todas as recomendações acima, seu plano de negócios provavelmente já chamou a atenção de quem o leu, e agora falta apenas colocar a cereja no bolo: mostrar que a empresa está operante, que você colocou a mão da massa e possui resultados concretos para mostrar de uma vez por todas que a ideia tem potencial.

Uma pergunta que ouço muito: posso conseguir investimento apenas com uma ideia no papel? NÃO. A não ser que você já tenho tido um grande caso de sucesso com outra empresa que realizou um “exit” e trouxe retorno a investidores, esqueça. Antes de buscar investimento você deve mostrar que existem pessoas / empresas dispostas a pagar pelo que você tem a oferecer.