• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

86% dos empreendedores abrem um negócio sem conhecimento

Segundo pesquisa, entrevistados afirmam que aprenderam a gerenciar sua empresa na prática

A grande maioria dos pequenos empreendedores brasileiros admite que abriu sua empresa sem ter o conhecimento adequado sobre o que é ter um negócio. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa realizada pelo CONECTAí, comunidade online de pesquisa do IBOPE Inteligência, a pedido da RSA Seguros. Nada menos que 86% dos respondentes afirmam ter passado por essa situação. Como consequência, 82% dos entrevistados disseram ter aprendido a gerenciar suas companhias na prática. Para a realização da pesquisa foram ouvidas, em agosto de 2014, mil pessoas que têm um negócio (49% dos respondentes), pretendem ter (45%) ou tiveram um nos últimos dois anos (6%).

Entre os que já têm uma empresa em atividade, o improviso em alguns aspectos fica evidente: quase a metade (47%) afirma que calculou a viabilidade do negócio sozinho, enquanto 28% buscaram informações na Internet ou em revistas de negócios, 22% recorreram aos conhecimentos de uma consultoria especializada e 19% pediram conselhos para amigos e parentes. Os futuros empreendedores mostram, porém, uma maior preocupação com o planejamento. Quase 60% deles dizem que devem contar com uma consultoria para avaliar esse aspecto.

Quando o assunto são cursos de formação, como de negócios ou gestão, essa falta de planejamento fica evidente entre as empresas que naufragaram. Mais de 60% dos empreendedores que fecharam suas companhias não fizeram qualquer curso nessas áreas. Já entre os que continuam na ativa, 50% buscaram esse tipo de informação, enquanto 68% dos que abrirão um negócio dizem que buscarão um curso nessa área.

Outro ponto importante quando o assunto é garantir a longevidade das empresas, o seguro corporativo ainda é pouco adotado pelos pequenos negócios. Entre os entrevistados que já possuem uma empresa, 75% afirmam não ter qualquer cobertura, apesar de 69% dos respondentes acreditarem que seguro é algo "muito importante" ou "importante". Questionados sobre os motivos que os levam a negligenciar essa proteção, 37% admitem nunca ter pensado na necessidade, 33% acham caro e 29% acreditam que a medida não é necessária.