• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

7 dicas para maior produtividade no trabalho em home office

Saber administrar o tempo é crucial

Home office pode ser entendido como toda e qualquer atividade profissional realizada dentro de casa. Normalmente esses profissionais montam um quarto separado, exclusivamente, para esse fim. Geralmente esse ambiente é composto de um ou mais computadores, conexão com a internet, telefones (fixo ou celular) e algum espaço para arquivar papéis, livros e outros documentos importantes. Mas ter esse espaço não é suficiente para ajudar a render o trabalho.

Infelizmente, a maior parte da população não sabe administrar o seu tempo. O dia tem 24 horas para todos nós, mas alguns sabem dividir bem as tarefas e o tempo, outros não. Um dos maiores problemas é a procrastinação, ou seja, deixar para depois algo que pode ser feito ou resolvido agora. Ter e manter o foco são essenciais para quem trabalha em casa.

Atuar em um home office pode ser uma habilidade desenvolvida pelos mais diversos profissionais. É questão de foco e dedicação. Há alguns anos trabalhei para uma editora na produção de livros no formato pocket. Todo o conteúdo foi produzido na minha casa, no meu home office. Em um período de 18 meses produzi 8 livros, todos publicados. No início, achei estranho trabalhar em casa, mas fui me adaptando a esse novo formato de trabalho.

Na Esamc Santos, nas aulas com meus alunos de graduação, costumo apresentar o conceito de home office como uma opção de trabalho para eles, mas os alunos do MBA são os que melhor entendem e aceitam esse conceito, justamente por distinguirem as diferenças de ambiente.

Os principais itens que podem tirar o foco quando estamos em casa são: as redes sociais, os programas de conversa do celular, a TV e até a geladeira. Tenho um colega, que para vencer essas distrações, acessa a rede social pela internet apenas uma vez por dia, e por apenas 10 minutos. Isso é foco.

A disciplina no trabalho deve ser igual para todos os profissionais, independente de onde ele trabalha.

Confira as sete dicas para fazer o trabalho em home office render:

1. Trabalhe com uma agenda. Parece óbvio, mas muitas pessoas não conseguem ou não sabem usá-la;

2. Respeite o que definiu em sua agenda. Evite constantes adiamentos de atividades;

3. Alimente-se bem antes de começar a trabalhar para evitar “furtos” à geladeira. E respeite os horários para lanches, almoço, etc.;

4. Pratique atividade física diariamente, de preferência antes de começar o trabalho. O período da manhã, antes do café, é ótimo para 30 minutos de exercícios. Isso ajuda no foco e na dedicação, além de manter uma boa saúde;

5. Reserve horários para sair de casa e conversar com outras pessoas. Ficar muito tempo isolado pode favorecer quadros de ansiedade e depressão. Todos nós precisamos socializar. E faça isso pessoalmente. Nada de redes sociais. Lembre-se que é bom ouvir opiniões diferentes das suas;

6. Defina regras e horários com a família. Alguns familiares pensam que, por você não sair de casa, então não está trabalhando. Explique para todos, constantemente, a importância de respeitarem seu tempo e espaço de trabalho, mesmo que seja em home office;

7. Incorpore a meditação em sua vida. Diversos estudos científicos estão mostrando a eficácia dessas técnicas milenares na concentração das atividades de trabalho e estudo.