• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pare, olhe, escute

Para quem vai começar a empreender, toda atenção é necessária para evitar perda de dinheiro

Investir no próprio negócio é o desejo de muitos. E ser um franqueado é uma alternativa considerada segura para começar a empreender. Mas nem tudo que reluz é ouro e é preciso ficar atento para não perder dinheiro. Marcus Rizzo, da consultoria Rizzo Frachise, afirma que o primeiro passo é fugir de negócios onde a relação “investimento alto e ticket médio baixo” — e, consequentemente, necessidade de muita geração de caixa — seja claramente identificada. “Negócios que exigem um ponto de venda com custo muito alto também devem ser evitados. Luvas de ponto de venda não significam investimento e, sim, despesa. É preciso ver bem os contratos de shoppings por exemplo. Outro cuidado importante é o de evitar operadores de franquias que têm mais de uma marca. Em geral, 34% destes franqueadores não têm sequer um ano de fundação e lançam franquias”, enumera ele, que cita as paleterias, iogurterias e esmalterias entre os negócios que já têm empreendedores em excesso e que merecem uma avaliação mais minuciosa antes da abertura de uma franquia.

Para Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona, os setores de risco são todos, pelo próprio mercado e pela situação que o país atravessa. “As franqueadoras estão sentindo este receio em investir por parte dos candidatos às franquias, por conta da incerteza da economia. Na hora de investir, vale olhar a taxa de crescimento do segmento escolhido, não abrir loja em shopping ainda sem maturação e avaliar quais empresas estão mais estruturadas para enfrentar a crise.”

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

40 designers fluminenses vão representar o Brasil em Milão de 13 a 19 de abril, durante o evento ■ Rio+Design, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio e o Sebrae. Nesta edição, além da mostra, pequenos empresários vão participar de rodadas de negócios, estimulando a venda internacional de peças. Dados do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, feito pela Firjan, apontam que há cerca de sete mil designers no estado, com renda média acima de R$ 3,3 mil.

■ Paixão maior que lucro. Esse é o mote da 5ª edição do Start It Up, evento realizado anualmente pelos estudantes membros da ESPM Jr (empresa júnior de consultoria de marketing da ESPM Rio) e do StudioD (empresa júnior de design da ESPM Rio), que terá a participação de empreendedores, 23 a 25 de março, no auditório da ESPM Rio. Palestras e workshops estão programados durante o evento.

■ Dono da rede de franquias Astral, o empresário Beto Filho foi reeleito presidente da ABF-Rio para o biênio 2015-2017. Toma posse dia 9 de abril.

Interior no foco da Moldura Minuto

A rede Moldura Minuto, hoje com 70 unidades, planeja abrir mais 15 lojas este ano. O foco é o interior das grandes capitais e macrorregiões, de olho no crescimento do setor de casa e construção, terceiro segmento que mais se destacou no segmento de franchising no ano passado, faturando mais de 
R$ 7 bilhões.

Encontro de turismo na cervejaria

Acontece hoje, na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, o I Encontro de Profissionais de Turismo e Hotelaria do município, com o objetivo de discutir projetos para melhorar e difundir a hotelaria local, formada por pequena e médias empresas. O encontro vai tratar de capacitação profissional, entre outros assuntos.

Expansão em meio à crise a hídrica

A rede AutoSpa Express pretende expandir seus serviços para 20 concessionárias automotivas em 2015. Em tempos de crise hídrica, a empresa aposta nos serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, com menor uso de água na limpeza de carros.