• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Quatro dicas para não errar no planejamento da empresa

Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte

Um bom planejamento estratégico é essencial para que uma empresa direcione seus esforços e consiga alcançar seus objetivos. É o planejamento que vai ajudar a companhia a destinar recursos de forma eficaz, estabelecer uma vantagem em relação à concorrência, lidar com riscos, tomar decisões inteligentes, ter um desenvolvimento coerente e resultados melhores.

Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte, desde um negócio em casa até uma multinacional. Veja a seguir quatro dicas de Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, para fazer um planejamento estratégico sem erros:

1. Estude o mercado de atuação

Mesmo se a empresa tiver um bom serviço ou um bom produto, ele pode não ser aceito porque não se encaixa no mercado. Antes de tudo, é necessário fazer uma pesquisa detalhada sobre tudo que faz parte da área do negócio, como público-alvo, custos fixos e variáveis, concorrência, fornecedores e localização. Dessa forma, o planejamento vai condizer com a realidade e vai prever e evitar problemas no futuro.

2. Não use planos de negócios existentes

É importante conhecer o planejamento de outras empresas do mesmo porte e ramo que a sua, mas se basear nos planos de negócios delas e almejar as mesmas conquistas pode ser um equívoco. Cada negócio tem suas diferentes metas, valores, investimentos, contratações, dentre outros pontos. Portanto, é preciso personalizar o planejamento de acordo com suas necessidades e levar em consideração todos esses fatores. Algumas perguntas para começar a adequar o seu plano são: de onde virá seu capital de giro? Em quanto tempo você espera ter lucros? Como vai captar clientes?

3. Seja realista

Não adianta fazer pouco investimento e poucas contratações, esperando lucros exorbitantes. logo quando a empresa está começando. Além de estar preparado para um trabalho duro, é fundamental ser realista ao montar um plano de negócios. Tenha isso em mente ao planejar o quanto de investimentos a empresa vai atrair, quanto poderá contratar e quanto poderá crescer.

4. Não se esqueça dos riscos

Ao colocar o planejamento em prática, imprevistos podem surgir, o que pode exigir que alguns itens tenham que ser repensados. Por exemplo: uma distribuidora de chás pode perder lucros, caso a produção de ervas seja afetada por uma seca. No entanto, um bom planejamento pode prever algumas situações próprias do mercado e preparar melhor a empresa para se sustentar em momentos de aperto.