• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

IGP-M sobe 0,41% na 2ª prévia de maio, ante +1,16% na 2ª prévia de abril, diz FGV

Na primeira prévia deste mês, o índice havia subido 0,51%.

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,41% na segunda prévia de maio, ante avanço de 1,16% na segunda prévia do mesmo índice de abril, informou na manhã desta terça-feira, 19, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam alta entre 0,32% a 0,59%, e abaixo da mediana das expectativas, que era positiva em 0,47%. Na primeira prévia deste mês, o índice havia subido 0,51%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de maio. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,39% neste mês, em comparação com a alta de 1,41% na segunda prévia de abril. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,52% na leitura anunciada hoje, após subir 0,67% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,30%, após registrar aumento de 0,72% na mesma base de comparação.

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel. Até a segunda prévia de maio, o índice acumula aumentos de 3,64% no ano e de 4,11% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do índice mensal foi de 21 de abril a 10 de maio. O resultado final do IGP-M deste mês será anunciado no próximo dia 28.