• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Estimativa de inflação sobe e chega a 8,79%, diz mercado financeiro

Analistas consultados pelo BC aumentaram a expectativa de inflação pela 9ª semana seguida

Os analistas do mercado financeiro reajustaram mais uma vez para cima a expectativa de inflação neste ano. Essa foi a nona semana consecutiva que os analistas consultados pelo BC (Banco Central) ampliaram a estimativa de alta dos preços.

Segundo o boletim Focus, feito a partir de entrevistas com cerca de cem especialistas de instituições financeiras privadas e divulgado semanalmente pelo Banco Central, a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deve fechar ano em 8,79%. Há uma semana, a expectativa era de 8,46% e, há um mês, era de 8,31%.

Já para o próximo ano, os economistas de instituições financeiras mantiveram pela quarta semana seguida a projeção para a inflação: a 5,50%.

Os preços administrados pelo governo devem subir 14% neste ano, segundo as expectativas do mercado financeiro. É a sexta semana de aumento para esse indicador. Para o próximo ano, a alta esperada é de 5,84%.

Economia em queda

A pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (15) mostrou ainda que a previsão para a economia do País terá uma queda maior do que a esperada nas semanas anteriores. Agora, o mercado espera uma retração de 1,35% para este ano.

Há uma semana, a queda da economia era prevista em 1,30% e, há um mês, o resultado esperado era de -1,20%. Para 2016, o mercado ainda espera um crescimento de 0,9%.

Mesmo com o aumento da inflação e da retração da economia, a expectativa para a taxa básica de juros, Selic, permanece a mesma tanto para este ano como para 2016. De acordo com o mercado financeiro, os juros básicos devem fechar 2015 em 14% e, no próximo ano, devem ficar em 12%.