• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Comunicação: uma das mais importantes ferramentas estratégicas

Uma das maiores dificuldades das lideranças hoje, é fazer-se chegar de modo claro e assertivo, as informações necessárias aos seus clientes internos e externos, formando assim uma ampla cadeia de valores tangíveis e intangíveis para as empresas

De imediato é necessario considerar que a comunicação, mais precisamente a empresarial, não flui no vazio, não se realiza a margem das organizações, mas esta estreitamente associada a um particular sistema ou a uma específica cultura organizacional e que é expressão portanto de uma realidade concreta!

As ferramentas de comunicação, constituem um meio de educar, informar e formar opiniões. O canal mais indicado a ser utlizado vai depender do perfil do publico interno e deve considerar qual linguagem e que tipo de conteúdo adequado como principais caracteristicas, não deixando de levar em conta os recursos diponiveis, a estrutura e cultura organizacionais, pois a combinação desses varios veiculos possibilta atingir os mais diversos tipos de público.

Assim, para que a comunicação seja assumida como estratégica, será necessário que essa condição lhe seja favorecida pelas lideranças, pela cultura e pela alocação assertiva dos recursos humanos, tecnologicos e financeiros, pois sem o seu total alinhamento, nada se realiza!

A intenção e o desejo apenas não produz a realidade, logo se esses pressupostos não estiverem devidamente satisfeitos, não haverá sintonia e por consequência  a não conclusão da informação.

Richard Winttington lista 4 teorias sobre estratégia: A classica, evolucionista, processualista e sistêmica, sendo essa última, para comunicação, a mais realista e menos dogmática, assumindo que a estratégia não depende somente do mercado, mas também das condições sociais e da cultura das organizações. Admitindo que o planejamento é possivel e necessário, mas que precisa levar em conta fatores internos e externos as organizações e, que de alguma forma, pode prevêr futuros ou iminetes conflitos entre as esferas global e local, passando a ser assim a mais estratégica de todas as teorias de Wititngton.

A comunicação torna-se portanto, um instrumento valioso para a busca da lealdade com o cliente e na relação empresa-empregado, pela relevância estratégica, cabe deter-se na comunicação, a ponte para a participação geradora de uma transformação cultural e organizacional.

A ferramenta de comunicação precisa estar alinhada a estratégia da organização e direcionada aos públicos  com as quais a empresa pretende se relacionar. Assim a área de comunicação deve utilizar os instrumentos de forma integrada e direcionada aos diferentes stakeholders e zelar para que as práticas das atividades dos demais setores estejam alinhadas  as estratégias e crenças das empresas. Afinal a essência do posicionamento advém da missão, da visão e das relações da empresa.

A comunicação é uma questão de atitude, que deve ser priorizada na gestão e como tal, parecer ser bem simples em sua prática, quando a serviço da gestão, do reforço positivo de uma marca e da contrução de vínculos, devendo ser planejada estratégicamente.

O que? Como? Quem? Quando comunicar? São perguntas que devem ser feitas quase que diariamente entre os gestores da organização para fazer valer o desmembramento de suas estratégias e o reforço positivo da imagem da empresa.

Então podemos concluir que a falta de informação autoriza uma contra informação, abrindo espaço para a "Radio-peão", o que geralmente é remar na contramão da imagem positiva da empresa e da qualidade de seus vículos. É necessário desenvolver uma visão integrada da comunicação em conexão com a cultura organizacional e com o ambiente de todos os negocios da empresa.