• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A gestão estratégica cooperativa

Para o sucesso da transição, dos modelos tradicionais de gestão, para os novos modelos de gestão cooperativa, de organizações da era do conhecimento, torna-se necessária a implantação de um processo contínuo de gestão da mudança

Vivemos em tempos de grandes mudanças em âmbito mundial, com a globalização da economia, acirramento da concorrência, novas tecnologias da informação e comunicação e um mercado consumidor cada vez mais exigente e seletivo.

As empresas em geral, e em especial as Cooperativas, precisam realizar a migração, de organizações da era industrial, para as organizações da era do conhecimento; das novas tecnologias da informação e comunicação.

Os modelos tradicionais de gestão, extremamente engessados e burocráticos, já não dão mais conta das novas demandas do mundo contemporâneo. Hoje as organizações precisam tomar decisões rápidas, atualizadas e assertivas.

Como principal característica, os novos modelos gestão cooperativa têm o capital intelectual como principal diferencial de mercado.

O conhecimento aplicado e compartilhado é hoje um fator crítico de sucesso para as organizações cooperativas. É questão de sobrevivência e de continuidade, em um mercado cada vez mais hostil e competitivo.

Para o sucesso da transição, dos modelos tradicionais de gestão, para os novos modelos de gestão cooperativa, de organizações da era do conhecimento, torna-se necessária a implantação de um processo contínuo de gestão da mudança.

Seguem alguns tópicos importantes para a atualização dos modelos de gestão das cooperativas:

1) Desenvolvimento de uma visão holística e sistêmica: desenvolver nas pessoas, em todos os níveis da organização, a visão do todo; o “pensar global e agir local”; desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes;

 2) Mudanças na cultura organizacional: mudanças no estilo gerencial, para modelos mentais, “Mindset”, mais flexíveis, inovadores e criativos;

 3) Adaptações na estrutura organizacional: formação de uma estrutura mais horizontalizada; mais plana, menos hierárquica; que incentive a inovação e a criatividade.

 Os modelos contemporâneos de gestão cooperativa têm como principal desafio, promover o desenvolvimento sustentável das organizações. Devem gerar valor (Resultado econômico) para o “empreendimento cooperativo”, para os associados (Pessoas) e para o meio ambiente (Planeta).

Os novos modelos de gestão devem transformar as Cooperativas em agentes de promoção do Desenvolvimento Sustentável, sem perder a sua essência cooperativa, que é o seu principal diferencial de mercado e razão de existir, sua Missão, para ajudar a construir um mundo melhor para todos.