• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como desenvolver uma estratégia vencedora?

O professor André Ribeiro Coutinho explica que para vencer a corrida da expansão e se tornar um exemplo entre os seus pares, o empresário deve buscar uma solução dentre cinco estratégias principais

Alguns empreendedores (os melhores) são capazes de enxergar ao longe. Eles ultrapassam o campo de visão de seus concorrentes e sabem jogar mirando os pontos que serão computados apenas no futuro, mas que precisam ser considerados desde cedo. E assim esses visionários se sobressaem aos demais.

Essa habilidade é muitas vezes classificada como inerente a determinadas pessoas, exclusivas de certos "iluminados". E, com apoio nessa lógica, considera-se que alguns empresários já teriam nascido com a estratégia no DNA. Mas a história não é bem assim.

Na Fisrt Class ministrada para a plataforma meuSucesso.com, o professor André Ribeiro Coutinho debateu o tema estratégia, assunto que é abordado a partir de uma visão que, justamente, desconstrói a percepção citada no parágrafo anterior.

Na aula, Coutinho ensina como desenvolver uma estratégia eficiente para seu negócio, destaca os principais fatores aos quais se deve atentar e se apóia em exemplos de sucesso para exemplificar o que diz.

Utilizando como base a trajetória do empresário cearense Deusmar Queirós, fundador da rede de farmácias Pague Menos, Coutinho explica que para vencer a corrida da expansão e se tornar um exemplo entre os seus pares, o empresário, independente do ramo em que esteja, deve buscar uma solução dentre cinco estratégias principais: adaptação, eficiência, criação, eficiência e visão.

Antes de mergulhar no case da Pague Menos, ele fala sobre o McDonalds. O professor lembra que ao ser ameaçada por empresas como Starbucks no horário do café da manhã, a gigante do fast-food se adaptou e lançou o McCafé. Ele cita ainda o carro auto-guiado do Google como exemplo de uma estratégia de criação, entre outros casos.