• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como diversificar seu negócio sem perder o foco?

Afinal, o que é foco?

Diversificar a atuação de uma empresa, muitas vezes, é inevitável, para ela se manter firme no mercado em que atua. É muito comum, no entanto, que as organizações se percam nesse percurso e acabem piorando uma situação que, em muitos casos, já é ruim. E o principal motivo para o fracasso, geralmente, é a falta de foco.

Com o objetivo de auxiliar empreendedores nesse processo, o meuSucesso trouxe para a First Class o professor Luiz Roberto Carnier, que apresentou orientações extremamente relevantes. Para ele, o primeiro passo é a empresa definir de maneira clara o que, de fato, significa ter foco.

"O que é foco? É você se concentrar no que você tem de melhor, porque é aquilo que você tem de melhor que vai fazer seu grande sucesso", destaca o professor. Ele ressalta que, por mais que a empresa amplie sua gama de produtos ou serviços, faça uma mudança aqui, outra acolá, é fundamental manter sempre a essência.

Qual é o seu negócio?

Para identificar o que vai estar em foco, o empreendedor deve se fazer a seguinte pergunta: Qual é o meu negócio? A princípio, isso parece simples de se responder. Mas, na prática, não é. Para exemplificar, Carnier cita uma frase de Peter Drucker que é bastante ilustrativa dessa questão: "Não me ofereça sapatos. Ofereça-me conforto para meus pés e o prazer de caminhar".

Isso significa olhar a empresa de maneira ampla, com a capacidade de enxergar sua totalidade, sua missão e seus objetivos. "O que é, por exemplo, o negócio da Disney? Sonhos e fantasias. O da Apple? Criar produtos e soluções incríveis", explica o professor.

Por fim, para definir seu negócio, você deve levar em conta esses três fatores: 1 - Ambiente da organização; 2 - Missão clara do negócio da organização; 3 - Competências para cumprir a missão.

A importância da estratégia: o foco

Todo processo de mudança precisa ser planejando. E o plano precisa ser estratégico. Afinal, como explica Michael Porter, "estratégia é fechar o foco".

Estratégia, segundo Porter: "Um conjunto diferenciado de competências e atividades resultando em uma combinação única de proposição de valor". "Isso significar dizer o que fazer (e o que não fazer), para quem (e para quem não), por que comprarão de nós (e por que não) e quais os segmentos prioritários", explica Carnier.

Nesse caminho, é preciso ainda ter em mente que uma boa estratégia deve ser diferente, difícil de ser copiada e ter valor.