• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

10 passos para superar adversidades profissionais dentro da sua empresa

Segundos os consultores Roberto Vilela e Juliano Sant’Ana, do workshopStorm, algumas atitudes são fundamentais para definir o rumo da empresa

Chegar "lá" depende de muitos fatores além de sorte e estudo. É preciso saber se comportar em diversos ambientes, situações e momentos, evitando confusões, falhas e tudo aquilo que possa prejudicar o seu trabalho e acabar com seus planos e sonhos.

Segundos os consultores Roberto Vilela e Juliano Sant’Ana, do workshopStorm, algumas atitudes são fundamentais para definir o rumo da empresa.

Os consultores, que tiram da corrida e do montanhismo lições aplicáveis também no dia a dia das empresas, listaram 10 dicas determinantes para superar situações adversas dentro do ambiente de trabalho:

1- Segundo os consultores, um dos principais passos para evitar problemas é simplesmente ser ousado. “Essa é uma característica fundamental para se atingir os resultados. Nem sempre é possível agir com cautela e a ousadia pode determinar o sucesso da sua empresa. Por isso, após analisar os resultados e o cenário econômico, é preciso ser arrojado para se destacar”, acredita Roberto Vilela.

2 – Cativar as pessoas também é uma boa pedida. Afinal, a busca pelo sucesso não pode ser uma atividade solitária, pois é preciso contar com outros profissionais que possam ajudar no processo, os catalisadoress.

3 – O terceiro ponto é um tanto quanto relativo. Segundo os consultores, trabalhar no limite é uma excelente tática para gerar um excelente resultado e evitar problemas como as reclamações e erros. Para isso, porém, é preciso estar disposto a dar 100% de si. “Utilizar todo o potencial físico e mental é uma característica comum aos vencedores”, destaca Vilela.

4 – Trabalhar no limite não basta. É preciso alinhar o terceiro ponto aqui apresentado com o comprometimento no trabalho. Afinal, nem sempre trabalhar mais significa trabalhar melhor. A qualidade de um produto não está necessariamente ligada ao tempo exagerado trabalhado dele, mas também com o nível de comprometimento. Ou seja, trabalhe muito, mas trabalhe bem!

5 – Desenvolva e saiba trabalhar com sua inteligência emocional. Segundo Roberto e Juliano, o caminho do empreendedorismo é cheio de obstáculos, momentos difíceis e pessoas duvidando da sua capacidade. Portanto, mantenha o equilíbrio e siga em frente com foco nos seus objetivos.

6 – Torne suas metas públicas: “Comunicar às pessoas que estão à sua volta sobre o seu objetivo faz com que ele vire questão de honra. É uma tática bastante assertiva para que o empreendedor mantenha a motivação”, orienta Juliano.

7 – Também é preciso determinar metas periódicas, sejam elas semanais, mensais ou trimestrais. Tal atitude ajuda no direcionamento da empresa rumo ao seu próximo objetivo. Segundo eles, "cada meta menor cumprida levará o negócio a chegar mais perto do objetivo principal".

8 – Fique atento às distrações! É preciso manter o foco para melhorar o potencial dos negócios. Portanto, é mais que essencial reduzir a distração no ambiente de trabalho, seja adotando sistemas de controle, anotando todas as tarefas ou reduzindo atividades secundárias.

9 – Compartilhe: “Valorize as pessoas, a equipe, o feedback. É muito importante esse compartilhamento com quem é ligado à empresa. Com isso é possível alinhar as ações e seguir em frente”, ressalta Juliano.

10 – Por último, os consultores avaliam que é necessário estar atento a tudo o que esteja acontecendo em volta. Portanto, fique atento ao cenário. “Através dessa atitude é possível absorver novos conhecimentos e até mesmo recomeçar quando se percebe que as ações adotadas até então não davam resultado. Força e atitude devem estar presentes 24 horas por dia”, concluem os especialistas.