• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Não Caia no Golpe do Boleto Falso: Saiba Como Consultar Seu IPVA 2016 e o Seguro DPVAT

A Saga dos boletos falsos do IPVA 2016 já invadiu São Paulo e outros estados brasileiros, deixando os proprietários de veículos apreensivos quanto a autenticidade ou não das cobranças.

A Saga dos boletos falsos do IPVA 2016 já invadiu São Paulo e outros estados brasileiros, deixando os proprietários de veículos apreensivos quanto a autenticidade ou não das cobranças. O Seguro DPVAT, que é obrigatório e acompanha o IPVA, é também causa para algumas dúvidas dos contribuintes.

A primeira questão a ser respondida é se os órgãos responsáveis enviam cobranças pelo correio. Depende do Estado que você se encontra. Na dúvida, consulte o site da Secretária da Fazenda e/ou do DETRAN. Em Santa Catarina, Mato Grosso, Ceará, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins, segundo o site de notícias do G1, não há envios de cobrança por correios. Em São Paulo, há apenas aviso de vencimento do IPVA. O IPVA 2016 é pago conforme o calendário específico de cada Estado, geralmente, levando em consideração o final da placa do veículo.

Cabe a cada proprietário procurar saber qual o mês é o vencimento de seu imposto, podendo, inclusive, ser no próprio mês de janeiro.

Onde consultar o Seguro DPVAT 2016? Esse é mais simples, no site oficial do seguro DPVAT, de uma forma didática e bem clara, as instruções são dadas em três passos. No terceiro passo, o mais importante, é especificado como efetuar o pagamento em cada Estado.

Muita gente se pergunta: Para aonde vai todo esse dinheiro do Seguro DPVAT? 50% vai direto para o Governo Federal, e a outra metade fica para cobrir as indenizações que ocorrem nos acidentes envolvendo veículos e na administração destes recursos.

É isso mesmo, além de ter que manter seu veículo, você ainda custeia todo o resto para poder utilizá-lo. Se você estiver com pouco tempo, há ainda uma solução com os serviços de despachantes, que simplificam e agilizam estas burocracias.

Quando contratar o serviço de despachante para estes impostos? O quanto antes você perceba que poderá perder os prazos para pagamentos. Muitas vezes, é necessário fazer as contas de quanto vale sua hora, para dispensá-la com tarefas que podem ser terceirizadas.