• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Use a inteligência emocional e bata suas metas em 2016

Aldan afirma que o autoconhecimento é importante para que o profissional saiba definir suas emoções de maneira exata e, com base nisso, consiga tomar decisões assertivas em momentos de tensão.

A Inteligência Emocional (IE) trabalha características pessoais que auxiliam no desenvolvimento e crescimento profissional dos indivíduos. De acordo Carlos Aldan, especialista em IE e CEO do Grupo Kronberg - empresa especialista em liderança e profissionais da linha de frente, assessment e coaching -, essa é uma prática que, se aplicada às metas definidas para o novo ano, ajudará no sucesso em atingi-las e, consequentemente, na realização profissional e pessoal de cada um. As características a serem trabalhadas na personalidade dos profissionais são Autoconhecimento, Autogestão, Motivação, Empatia e Habilidades sociais.

Aldan afirma que o autoconhecimento é importante para que o profissional saiba definir suas emoções de maneira exata e, com base nisso, consiga tomar decisões assertivas em momentos de tensão.

"Um bom exemplo das vantagens do autoconhecimento é saber identificar a insatisfação no trabalho, que pode ser resultado de um relacionamento ruim com líderes e colegas, ou mesmo a necessidade de explorar novas áreas por não se identificar com o ramo em que atua. Além disso, essa característica auxilia no desenvolvimento de cada um, pois é possível identificar quais pontos devem ser melhorados e quais devem ser mantidos, resultando num crescimento tanto profissional quanto pessoal", explica.

A empatia é outra importante característica a ser desenvolvida para o alcance de novas metas. Pode ser considerada como a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, receios e necessidades.

"A empatia resulta num melhor relacionamento com os colegas de trabalho, sejam eles líderes, superiores ou profissionais com o mesmo cargo. Quando se constrói bons relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, a identificação de personalidades e reações se torna mais rápida e, mais uma vez, conseguimos tomar atitudes racionais e estratégicas mesmo em situações desafiadoras", finaliza Aldan.

Aprenda as funções dessas cinco características da IE:

1 - Autoconhecimento. Conhecer a si mesmo permite definir com exatidão as próprias emoções, identificando também as diferentes nuances e intensidades de cada sentimento. Ao saber de onde vem determinada reação, o profissional adquire a capacidade de se preparar e definir estratégias de antemão para situações similares no futuro.

2 - Autogestão. Na prática da autogestão é possível reconhecer quais são as qualidades e também identificar quais as vulnerabilidades que se pode trabalhar. Administrar esses fatores significa impedir que eles se tornem um problema e permite que o profissional atue com eficácia na administração das próprias habilidades e deficiências.

3 - Motivação. O engajamento diminui quando o alcance das metas está muito distante. Por isso, profissionais com inteligência emocional compreendem que metas tangíveis, mas ainda assim desafiadoras, são ferramentas de desenvolvimento e otimização e respeitam seus limites pessoais e profissionais. Eles entendem que o perfeccionismo exagerado pode levar à perda de produtividade e frustração.

4 - Empatia. Pessoas empáticas têm uma boa capacidade de se relacionar e se interessam pela vida do próximo, construindo relacionamentos fortes e saudáveis, além de ter bom convívio com os demais colegas. A partir disso é possível melhorar o clima da empresa, neutralizar pessoas negativas e extrair boas experiências daquelas que enriquecem o dia a dia.

5 - Habilidades sociais. Ter um julgamento sensível em relação às pessoas ao redor fazem com que o profissional tenha habilidade em interpretar e compreender quem está próximo a ele. Assim, torna-se possível identificar a personalidade dos colegas em pouco tempo e saber analisar suas reações em determinadas circunstâncias para saber lidar com elas.