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Notícia

Quem é o vendedor da sua empresa?

Quando conversamos com um colaborador que fala com propriedade, orgulho e entusiasmo da companhia que trabalha, sentimos confiança

É natural que as responsabilidades para que as vendas de fato ocorram sejam atribuídas aos profissionais que foram contratados com este objetivo e expertise. Entretanto, o sucesso comercial de uma empresa, seja ele junto aos clientes, concorrentes, colaboradores ou futuros colaboradores, perpassa pela consolidação de imagem, responsabilidade e propósito.

O processo de encantamento e estabelecimento de referência inicia no primeiro contato com a empresa, seja com a recepcionista, guarda, área financeira, telefonista, entregador ou outra função. É notório que a venda inicia no processo espontâneo e sem necessariamente haver a presença de um agente comercial.

Quando conversamos com um colaborador que fala com propriedade, orgulho e entusiasmo da companhia que trabalha, sentimos confiança e, na maioria das vezes, admiração pela empresa e modelo de gestão. Este fato, desperta na maioria das pessoas o desejo de conhecer ou adquirir produtos e serviços desta empresa.

A qualidade do relacionamento, bem como as informações e postura ao estabelecer o contato com o mercado, revela muito sobre o perfil do negócio. Manter a equipe de colaboradores com informações atualizadas sobre produtos, processos, inovações, conquistas e objetivos da organização, são alicerces para a construção desta cultura.

Normalmente, os futuros clientes poderão estar em locais ou situações imprevisíveis e a oportunidade para iniciar o processo de encantamento poderá ser de qualquer colaborador. Acredito muito na força de abordagens espontâneas e, em princípio, isentas da necessidade de vender.

Uma empresa sempre vende mais a si mesma do que o seu produto ou serviço. Na realidade, desde o momento de sua fundação, ela passa a vender sua imagem e reputação junto ao mercado e a sociedade.

Na maioria das vezes, a aproximação de parceiros, fornecedores qualificados, bons profissionais e clientes são reflexo deste movimento de consolidar uma boa reputação no mercado. É muito importante o apoio de todas as frentes da empresa, independente de sua função ou departamento.

A responsabilidade da venda sempre será de todos que fazem parte da cadeia de relacionamento da empresa, diretos e indiretos. Estar atento, buscar informações atualizadas e não perder as oportunidades que aparecem são dicas importantes.

Nosso trabalho é fundamental para a conquista da maior parte dos sonhos e objetivos que estabelecemos para nossa vida. Portanto, comece a se questionar: qual o nível de entrega e de esforço que estou empenhando para que meus sonhos possam se concretizar?