• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

6 dicas para conciliar sua vida pessoal e de empreendedor

Um dos principais desafios de quem decide abrir um negócio é saber como conciliar a vida pessoal e de empreendedor.

Um dos principais desafios de quem decide abrir um negócio é saber como conciliar a vida pessoal e de empreendedor.

Por demandar muita dedicação, o empreendedorismo pode prejudicar a vida particular, e não são raros os casos em que o trabalho se sobrepõe ao lado pessoal. Deixar isso acontecer é grave e pode não só minar a relação com família e amigos, como também atrapalhar o crescimento da empresa.

Para alcançar o sucesso, é preciso ter bons hábitos na vida pessoal e de empreendedor. Quer saber como? Acompanhe as 6 dicas que separamos para você!

1. Tenha um negócio inspirador

Se você entrou no universo do empreendedorismo apenas pelo dinheiro ou status, é melhor repensar. Conduzir uma empresa exige, além de força de vontade e capacitação, muita inspiração. Você deve atuar em algo que lhe inspire, e não em algo que o desanime.

Ter um negócio inspirador ajuda muito a continuar na empreitada, fazendo o seu melhor sem perder o controle ou a vontade de vencer.

2. Converse com a sua família

A família não pode ficar de fora da vida profissional. Isso não quer dizer que você deva envolvê-los em tudo, mas sim que eles precisam saber quais serão os seus sacrifícios para manter a empresa.

Dessa forma, converse bastante, explique que nem sempre você poderá estar a todo instante com eles, mas que fará o seu melhor. E mais do que isso: mostre que se sacrificar um pouco agora valerá a pena no futuro.

3. Sempre separe contas da empresa e pessoais

Muitos empreendedores misturam o dinheiro pessoal com o do negócio, principalmente no início. Esse é um dos piores erros: em um determinado momento, você pode desfalcar o orçamento doméstico ou o empresarial e, com isso, perder o controle financeiro.

Ter contas bancárias e cartões separados é uma das principais dicas de finanças para empreendedores. Separe uma parte dos rendimentos do negócio como se fosse um salário, o chamado pró-labore. Ele será o seu ganho pessoal. Com isso, tudo fica em seu devido lugar.

4. Delegue tarefas

Um empreendedor tem muitas coisas a fazer, mas é fundamental delegar tarefas a sócios, funcionários e parceiros. Além de ajudá-los a ser mais responsáveis e engajados, você ganha tempo para se dedicar a outras coisas, inclusive à família.

Conheça bem o seu time profissional e delegue tudo aquilo que pode ser feito por outra pessoa. Em vez de trabalhar operacionalmente, você passará a gerenciar o trabalho dos outros.

5. Controle os seus horários

É um engano pensar que empreendedores trabalham menos do que assalariados. Mas não é por isso que eles precisam dedicar todas as horas do dia para a empresa — Fazer isso, na realidade, indica falhas de processos e menor produtividade.

Estipule quanto tempo será dedicado ao negócio, à família e a você. Divida o dia, a semana e o mês de forma que você consiga fazer o máximo de coisas possível sem atropelar nada nem ninguém. Com essa organização, a sua rotina será mais saudável e produtiva.

6. Use e abuse da tecnologia

A tecnologia está aí para facilitar a vida. Você pode contar com diversas soluções para executar tarefas de forma rápida, fácil, segura e eficiente, o que traz benefícios para a empresa e para você. De aplicativos até redes sociais, são vários recursos tecnológicos que ajudam um negócio. Utilize todos que puder e ganhe mais equilíbrio entre vida pessoal e de empreendedor.