• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A importância da criatividade na solução de conflitos

Pesquisa confirma que soluções centralizadoras geram sensação de impotência nas pessoas

Corte de gastos, demissões e aumento de impostos. Estas são algumas das respostas mais comuns em tempos de dificuldades econômicas. Um exemplo recente partiu do Governo do Estado do Rio de Janeiro ao tentar resolver a crise estadual com medidas similares. Polêmicas, as soluções já causaram revolta e até motivaram a ocupação da Assembléia Legislativa do Rio por manifestantes.

Uma reação que poderia ser diferente se as lideranças locais abordassem a situação de maneira inovadora e se adotassem uma postura aberta a boas ideias. É o que confirma uma pesquisa recém divulgada pelo site Psychology Today sobre a imposição de soluções rígidas. Entre outros detalhes, o estudo mostra que quanto mais encararmos os desafios com dureza mais as pessoas se sentirão frustradas e impotentes.

- Situações que se afiguram fechadas a contribuições podem enviar sinais de "mãos atadas" e sutilmente desencorajam as pessoas de qualquer interação mental ou física com as idéias - aponta Wilma Koutstaal, professora de psicologia da Universidade de Minnesota Ph.D no assunto e autora do artigo sobre o pensamento e a agilidade humana.

A visão é compartilhada pelo especialista em publicidade e empreendedor digital Celso Fortes. O CEO da agência Novos Elementos explica que buscar por soluções criativas é uma necessidade geral. O publicitário reforça que estes pontos podem ser muito úteis para a gestão dos negócios ou governos, assim como é feito nas grandes empresas de tecnologia.

- Os conceitos de criatividade, inovação e design são universais e devem ser expandidos. É algo muito além do que nos acostumamos a ver em smartphones, carros e em outras peças de consumo. É claro que encontrar soluções para problemas e situações difíceis é uma tarefa árdua para qualquer um. Mas, isso não quer dizer que só uma atitude centralizadora é capaz de encontrar boas respostas - argumenta.

É por isso que o especialista em publicidade da agência Novos Elementos destacou abaixo cinco pontos para que o design, a criatividade e a inovação inspirem os líderes e empreendedores a encontrar melhores processos de gestão.

Design Thinking - Esse tema ficou mais popular recentemente e tem aspectos valiosos. A grosso modo o “Design Thinking” é um processo que ajuda as empresas, instituições ou o líderes a se aprofundarem em situações complexas e buscar o entendimento de parâmetros e padrões que são necessários para conseguir projetar soluções de maior qualidade possível. “Ah, então basta pensar diferente?” Não. Este é um processo para ser feito em grupo. Afinal você não verá seus "pontos cegos". É realmente se debruçar sobre o assunto e atingi-lo com novos conceitos, ideias, visões de mercado e até mesmo preparar protótipos para ver se solução alcançada se adapta a realidade. É um meio mais profundo de oferecer respostas e informações preciosas que tornarão suas decisões ainda mais claras e realistas.

Diversidade - Antes de preparar qualquer peça que será exibida na internet ou na mídia o designer colhe e pesquisa diversas imagens com conceitos diferentes para compor a chamada “arte final”. Esse processo é uma forma de combinar fatores distintos a fim de alcançar um novo resultado para algo visto como antiquado ou incapaz de atingir os objetivos com a eficiência necessária. Isto pode ser replicado no enfrentamento de problemas de gestão. Avaliar soluções com equipe e combinar possibilidades é uma forma de experimentar novas formas de fazer o mesmo trabalho e ainda ouvir a equipe. Trata-se de um jeito de considerar o máximo de possibilidades ao invés de aplicar qualquer ideia por “falta de opções”.

Detalhes - Toda mensagem ou parte do processo importa. Pense em um iPhone. O primoroso smartphone da Apple é um sucesso porque seu inventor (Steve Jobs) era um obcecado por detalhes. O celular da Apple foi meticulosamente pensado tanto por dentro quanto por fora. Isso fez a fabricante de tecnologia levar os conceitos de design ao extremo. O resultado foi um aparelho bem acabado fisicamente, mas que sem suas múltiplas funções com o sistema operacional iOS não iria passar de uma placa de vidro de cantos arredondados. Fora isso, um equipamento desses contém poderosos chips que permitem o usuário acessar a internet e tirar fotos em alta qualidade em segundos. O design e a criatividade são parte crucial desse processo, pois contribuíram para que a equipe percebesse as verdadeiras potencialidades do que até pouco atrás era visto como um “simples” celular.

Experiência do usuário - Um solução só inovadora se ela levar em consideração a realidade de quem usa o serviço, produto ou projeto. Caso contrário a resposta encontrada é apenas um conjunto de ideias mirabolantes que não se aplicam à vida prática. Os profissionais de design são formados para a buscar soluções integradas, capazes de atender aos anseios dos perfis mais variados. Combinar habilidades que permitam ao resultado final é uma forma de gerar o máximo de empatia possível pelo produto ou arte. A consequência dessa experiência é uma verdadeira vantagem competitiva e deve ser levada em consideração.

Padrões - Não há nada errado em padrões. O problema é quando estas normas já não geram os mesmos resultados de antes ou pior passam a criar efeitos negativos. Processos criativos e conceitos inovadores são fundamentais para repensar esses critérios. Um exemplo seria observar a forma como as pessoas costumam reagir às críticas dos clientes. Vale questionar: “O que é feito com essas informações?” “Como isso chega até os líderes?” “De que maneira podemos passar a oferecer um atendimento mais completo aos descontentes?”. Estas reflexões podem produzir atendimentos melhores, além de mostrar ao consumidor que você realmente se importa com o que ele diz e passa.