• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

6 dicas para empreendedores arrumarem a casa para o novo ano fiscal

Dica número #5: tome cuidado com acordos informais

É hora de arrumar a casa para 2017. Para empresas, resolver os assuntos referentes a funcionários e consumidores não é o bastante, é preciso também cuidar da saúde fiscal da companhia, para começar o novo ano com o pé direito.

Embora arrumar a casa seja uma necessidade, é normal que, às vezes, o empreendedor não saiba por onde começar. Pensando nisso, a Arquivei, startup que fornece sistema online de gerenciamento automático de notas fiscais, com ajuda do consultor Daniel Erthal, preparou uma lista com dicas para deixar tudo certo para o novo ano fiscal:

1 - Tenha orçamento já nesse início do ano

Fez o balanço de lucros e dividendos, escriturou tudo certo e acha que o trabalho está pronto? Nada disso! É necessário ter um orçamento para o incício deste ano, isso porque sempre há o aumento de despesas, seja por conta do dissídio ou custo com fornecedores, e trabalhar com uma previsão é importante.

2 - Faça reuniões periódicas de orçamento

Antes de gastar, é sempre importante saber o quanto você tem no bolso. Um bom planejamento é importante, mas acompanhar os resultados também é essencial para não perder o controle no meio do caminho. Deste modo, começar a fazer reuniões periódicas é uma boa alternativa para você ter sempre ciência de quanto a sua empresa tem em caixa, no que o dinheiro está sendo gasto e em quais instâncias é possível economizar ou aplicar melhor os recursos.

3 - Crie comitês por área

Para médias e grandes empresas é difícil manter controle sobre todas as áreas dentro de uma companhia. A criação de comitês que representam cada um dos setores pode resolver esse impasse e ajudar no gerenciamento do orçamento. Nas reuniões, cada representante pode dar voz às preocupações, questões e dúvidas de cada área, assim melhorando a comunicação no ambiente de trabalho e evitando gastos e desperdícios desnecessários devidos à má gestão ou má comunicação.

4 - Planeje-se a longo prazo

É importante estar focado nas operações atuais, mas mais importante ainda é saber onde se quer chegar. Por isso, é interessante possuir um plano à longo prazo. Cinco anos é uma boa base. A elaboração desse planejamento é necessário porque ele direciona a empresa para oportunidades e situações que são oportunas para os objetivos da companhia. A chave para manter a inovação é ter um grupo, mesmo que informal, para discutir ideias e projetos, assim você terá pessoas com quem partilhar ideias e não deixar que o plano seja esquecido.

5 - Tome cuidado com acordos informais

Manter os funcionários motivados é um dever do empregador, mas é sempre preciso tomar cuidado. Acordos informais que acabam resultando em bonificações, prêmios, ou qualquer outra situação que envolva ganho de dinheiro merece ser examinado e devem ser feitos de maneira bastante consciente e formalizados. Isso porque, no caso do funcionário ser demitido, ele tem direito a receber seus direitos trabalhistas com base em tudo o que ele ganhou, o que inclui os ganhos informais dentro da empresa.

6 – Crie uma rotina

Relatórios são sempre chatos, mas serão cobrados no caso de fiscalizações. Portanto, criar uma rotina de preenchimento de planilhas, de acordo com o que é exigido pela Receita Federal, evitará prejuízos e dor de cabeça futuramente.