• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pesquisa aponta que PMES estão otimistas com relação ao mercado

A crise econômica no Brasil tem afetado diretamente a muitas empresas nos mais diversos segmentos de atuação.

A crise econômica no Brasil tem afetado diretamente a muitas empresas nos mais diversos segmentos de atuação. A GGV Consultoria Empresarial realizou uma pesquisa de mercado, com a participação de 372 micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de Alimentação, Beleza, Esporte e Móveis de Curitiba. O principal objetivo da pesquisa foi levantar a situação dessas empresas e fazer um quadro comparativo aos resultados obtidos em 2015. O estudo constatou que em apenas um ano, houve um crescimento de 36% no número de empresas que estão passando por um período de dificuldades, sobretudo no segmento de beleza.

Segundo Vinícius Morais, sócio e diretor comercial da GGV, apesar de estar passando por um momento difícil, o mercado tem se mostrado mais otimista, atento às mudanças e às novas oportunidades. “Os brasileiros estão se mostrando cada vez mais criativos e inovadores. É possível observar muita iniciativa e motivação para dar a volta por cima. As pessoas estão se reinventando e descobrindo novas oportunidades de negócio”, diz.

A pesquisa realizada pela GGV demonstra claramente uma maior motivação por parte dos empresários, que têm se mostrado mais atentos e menos conformados à estagnação. O número de entrevistados que alegaram preferir não fazer qualquer mudança ou iniciativa em sua empresa teve uma queda de 25% em relação a 2015. Por outro lado, aqueles que responderam que pretendem expandir seu negócio representam 45% a mais do que no ano passado. Foram observadas algumas alterações também em relação às principais dificuldades encontradas no mercado. A maioria dos entrevistados respondeu que suas maiores dificuldades são: a alta concorrência do mercado (70%) e a dificuldade na fidelização dos clientes (51%). Esses dados demonstram que as maiores complexidades do mercado atualmente dizem respeito à grande concorrência e competitividade cada vez maiores.

De acordo com a pesquisa de mercado, uma das maiores mudanças foi quanto à visão dos empresários acerca do marketing voltado para as MPEs e PMEs. Em 2015 muitos entrevistados alegaram que sua visão de marketing resumia-se apenas a propaganda e vendas, número que caiu em 81% em 2016. Além disso, outra grande mudança está no número de empresários que alegam desconhecerem ou não realizarem qualquer ação de marketing em sua empresa, que diminuiu em 77% este ano. Tais dados evidenciam o quanto os empresários têm valorizado mais a atuação do marketing e passaram a compreender sobre sua importância para o sucesso de seu negócio.

Caroline Louise, uma das responsáveis pelo setor de pesquisa da GGV, complementa: “O empreendorismo se tornou uma alternativa para fugir do desemprego e, por isso, as empresas precisam se destacar muito mais. Realizar uma pesquisa de mercado é fundamental para entender as necessidades e desejos dos clientes e, dessa forma, atender e até mesmo superar as expectativas, para estar à frente dos concorrentes. Por isso, é muito importante estar atento às mudanças do mercado”, comenta.

A pesquisa realizada pela GGV demonstra também, uma grande mudança na forma como as empresas investem em seu marketing. Em 2015, boa parte dos entrevistados respondeu que o realizavam pelo famoso “boca a boca”, índice que declinou em 40% este ano. Ao passo que houve um grande acréscimo de empresários que passaram a apostar no marketing digital, com a utilização de sites (28%) e redes sociais (56%). Essa grande mudança dentro de apenas um ano, demonstra claramente como a importância do marketing digital tem crescido a cada ano. Os meios digitais se propagam de forma avassaladora, de forma que o mundo passou a ser digital. E cabe às empresas se adaptarem a essa nova realidade.

Segundo Geraldo Hisao, sócio-diretor da GGV, a pesquisa é clara ao demonstrar como os empresários estão passando a reconhecer a importância do marketing e do planejamento para o seu negócio. “O planejamento e o marketing aplicados de forma estratégica podem ser determinantes para o sucesso de uma empresa. E os empresários estão passando a reconhecer isso. O empreendedor que investe no seu marketing de forma correta com certeza sentirá uma grande vantagem, principalmente na geração de leads e novos compradores”, conclui.