• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

8 principais competências de um líder

Competências que, quando bem definidas e desenvolvidas, tornam-se referência para nossa carreira e motivam o desenvolvimento dos liderados

O líder é aquele profissional que geralmente está a frente de equipes, entende e demonstra que todos fazem parte de uma mesma estrutura utilizando diversos tipos de competências para a gestão de pessoas. Quando bem definidas e desenvolvidas, se tornam referência para nossa carreira e motivam o desenvolvimento dos liderados.

Além de inspirar e motivar, é uma referência de atitude, definindo um bom ambiente de trabalho, disposto a valorizar as habilidades individuais, respeitar as dificuldades e trabalhar em conjunto para superá-las.

Pensando nisso, separei 8 competências importantes para que o líder motive sua equipe em buscar melhores resultados, ter alta performance e prazer nas tarefas desenvolvidas. Confira:

1 – Inteligência Emocional – Assim como os liderados, o líder também é um ser humano, com pressões, sentimentos e emoções, apenas em uma posição de comandar e engajar a equipe. São cinco áreas da I.E.: Capacidade de detectar um sentimento, de lidar com o sentimento, automotivação, reconhecimento da emoção dos outros e habilidades nos relacionamentos interpessoais.

2 – Comunicação Efetiva – Essa pode ser eleita como uma das características mais importantes de um líder. Por natureza a comunicação depende de dois lados. O primeiro, da fala: ao delegar tarefas, compartilhar seu conhecimento e dados importantes dos projetos, além de dar feedbacks pontuais a fim de reduzir erros. O segundo, da escuta: saber ouvir o seu liderado e o que está por trás das palavras, buscando identificar possíveis soluções e inovações.

3 – Relacionamento Interpessoal – Ele consegue construir boas relações com sua equipe e seus superiores, proporcionando um clima positivo dentro da equipe.

4 – Coesão e Confiança – É muito comum o liderado buscar congruência entre o que o líder diz e o que ele faz. Quando ela não acontece, a equipe pode se sentir desmotivada e deixe de aceitar tão facilmente o que for delegado, criando um clima ruim dentro da empresa.

5 – Visão de Futuro – Em qualquer área, visão de futuro é ter clareza do objetivo final. Assim entender os reais motivos pelo que tenho que fazer hoje para dar mais um passo rumo ao objetivo. Quando o líder consegue despertar essa visão em sua equipe, se torna fácil engajar os colaboradores para que nos momentos de trabalho eles utilizem seu máximo desempenho.

6 – Organização – o dia a dia de uma empresa inclui diversas demandas e responsabilidades, e para não se perder no meio delas é fundamental a elaboração de um cronograma.

7 – Respeito – Cada profissional dentro de uma equipe possui diversas habilidades e limitações, cada um possui um sistema de valores e crenças. Um bom líder é aquele que consegue respeitar as diferenças entre cada um, valorizando seu lado humano, utilizando o máximo das habilidades individuais.

8 – Humildade – É saber se colocar no lugar do outro e não projetar todas as suas habilidades sobre ele. É enxergar o liderado de acordo com suas habilidades e limitações, sem se colocar em um nível superior.

A boa notícia é que todas as habilidades essenciais para um líder podem ser desenvolvidas e potencializadas. Independente da sua área de atuação é importante o investimento na evolução contínua. Que tal aproveitar essas dicas e colocá-las em prática hoje mesmo? Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!