• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Quando foi a última vez que você elogiou um colega de trabalho?

Um estudo mostrou que os benefícios de dizer coisas agradáveis sobre os seus colegas – e diretamente para eles - vão muito além de up grade na autoestima deles

Quem é que não gosta de receber um elogio no trabalho, não é mesmo? Mas infelizmente essa é uma atitude cada vez mais rara no mundo profissional. Na correria do dia a dia e imersas na pressão por metas e resultados, as pessoas perdem oportunidades de destacar os pontos fortes de seus colegas – e isso é um erro.

Não, não estamos falando aqui do tradicional feedback dado, predominantemente, pelas chefias, mas daquele elogio sincero e despretensioso sobre algo que você admira e valoriza nos seus colegas, algo que pode ser feito informalmente a qualquer momento.

Um estudo publicado pela Harvard Business Rewiew mostrou que os benefícios de dizer coisas agradáveis sobre os seus colegas – e diretamente para eles – vão muito além de up grade na autoestima deles, ou seja, têm um impacto positivo no relacionamento e no desempenho da equipe no ambiente de trabalho, com mais engajamento e senso coletivo de pertencimento e propósito.

Quando foi a última vez que você elogiou um colega de trabalho? De acordo com a publicação norte-americana, todos os dias nós temos a oportunidade de ajudar os outros criar significado positivo na forma como nos comunicamos sobre (e com) os nossos colegas.

“Quando alguém menciona o seu trabalho em um e-mail e te chama de “supertalentoso”, ou fala sobre sua força única de se conectar com os clientes, você está mais propenso a sentir que o seu trabalho tem um significado”, diz o texto da HBR.

Veja quatro dicas para não perder a chance de elogiar seus colegas:

Crie primeiras impressões positivas

Não é mito. As primeiras impressões se fixam rapidamente tanto em relação a você quanto em relação à forma como você fala dos seus colegas de trabalho para outras pessoas. Portanto, preocupe-se em falar positivamente das pessoas, destacando seus pontos fortes e descrevendo-os como alguém que os outros gostariam de conhecer. Isso é especialmente importante quando você está introduzindo uma pessoa nova na equipe. Neste caso, por exemplo, é possível enviar um e-mail à equipe para apresentá-la, destacando o conhecimento e pontos fortes que ela esta trazendo para a empresa.

Comunique o valor que cada profissional traz para a equipe

Dentro de uma equipe, cada profissional têm competências diferentes que agregam ao todo. A pesquisa constatou que o compartilhamento de pontos fortes e contribuições dos membros do grupo reforça o vínculo e melhora a capacidade de troca de informações. Isso é especialmente importante quando um novo profissional se junta ao time. Detalhar as qualificações das pessoas e elogiar competências tende a despertar nos demais o desejo de interagir e se conectar. Quando isso é feito de maneira equilibrada entre todos os membros da equipe, gera um senso coletivo de propósito e pertencimento em que cada um reconhece o valor do outro. Isso pode fazer uma grande diferença na forma como eles se sentem sobre si mesmos e seu trabalho.

Elogie seus colegas que têm “menos voz”

Fazer um elogio sincero àqueles profissionais que são minoria e têm “pouca voz” dentro da empresa tem um efeito positivo e transformador para essas pessoas que, de forma intencional ou não, são interrompidas e silenciadas no dia a dia do ambiente de trabalho. Quando alguém é colocado para baixo por outros ou está lutando para ser ouvido, nós temos a oportunidade de desenvolvê-los ao falar sobre eles de forma positiva.

Nunca é tarde para fazer um elogio sincero

Não perca a oportunidade de fazer um elogio sincero a um colega de trabalho, especialmente se ele estiver de saída da empresa. Independente se foi ou não escolha dele deixar a companhia, aproveite a sua saída para criar significado para este profissional num momento de ruptura que pode ser bastante difícil. Ressalte seus pontos fortes e como eles foram valiosos para o desempenho da equipe e se coloque à disposição para ajudá-lo caso esteja ao seu alcance.