• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Conheça três tendências do varejo e saiba como aumentar suas vendas

É importante que vendedores sejam multicanal e que lojas do varejo priorizem a experiência do consumidor

Por estar se reinventando cada vez mais, o varejo tem exigido que as empresas repensem seus processos internos, o que inclui o preparo do time para receber essas novidades. Essa questão é essencial para o sucesso.

Segundo Claudio Correra, fundador da consultoria especializada em inovação em treinamentos MPP Marketing, outro desafio atual é o turnover alto, que torna necessário aos funcionários reter informações valiosas em um curto período de tempo – e as metodologias convencionais já não dão conta disso. Ele aponta algumas tendências do varejo . Confira:

1) Vendedores multicanal

Atualmente, o consumidor é multicanal. Isso quer dizer que os limites entre o comércio físico e o virtual estão se dissipando cada vez mais. A tendência é que as lojas se tornem espaços que priorizam a experiência. Dessa forma, gerentes e funcionários também precisam atuar de forma multicanal. “Hoje, por exemplo, o cliente pesquisa online e chega na loja já sabendo o que deseja comprar. Ele não quer saber de funcionário empurrando outro tipo de produto. É necessário que a equipe seja moldada para encarar situações como essas”, afirma Correra.

2) Tecnologias de inovação

Palestras longas com apresentações de slides não funcionam mais. A nova geração de profissionais tem que dividir a atenção com diversos estímulos, por isso treinamentos que passam a mensagem de forma concisa e focam em atividades práticas tendem a ser mais eficientes.

“A retenção de conhecimento vem muito do visual. É necessário investir em recursos que estimulem esse sentido”, diz o especialista. Técnicas como a gamificação e a flipped classroom, por exemplo, ensinam de forma lúdica e divertida e participam mais o aluno. O design thinking e a aplicação de tecnologias como a realidade virtual também dinamizam e geram uma visão mais sistêmica da operação da empresa.

3) Customização

Dentro de uma empresa de varejo, cada setor e cada filial deveriam receber um treinamento específico, conforme suas demandas – o que, em sua maioria, não acontece atualmente. “É essencial ir a campo, identificar em que loja o gerente faz um bom trabalho e em qual não faz, por exemplo, porque ele vai passar o conhecimento para a equipe. Isso é essencial para ter uma referência e depois aplicar a metodologia mais adequada caso a caso”, finaliza Correra.