• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Qual executivo dentro de uma empresa deve liderar a transformação digital?

Segundo dados do IDC FutureScape, dois terços das duas mil principais empresas do mundo têm a transformação digital no centro da estratégia corporativa. Independentemente do porte ou idade, as companhias buscam incorporar a tecnologia como forma de r

Segundo dados do IDC FutureScape, dois terços das duas mil principais empresas do mundo têm a transformação digital no centro da estratégia corporativa. Independentemente do porte ou idade, as companhias buscam incorporar a tecnologia como forma de renovar e otimizar processos, considerado como um dos melhores caminhos em direção à inovação e à criação de experiências digitais para os clientes.

Entre as muitas questões que ainda existem quando se pensa em como realizar este desafio, umas das principais continua a ser sobre o papel do líder. Dentro de uma empresa, qual executivo ou área de negócio tem a visão geral necessária para liderar a transformação digital? Segundo o relatório “Estado da Transformação Digital”, realizado pela consultora Altimeter, 34% das as organizações preferem a liderança do CMO (Chief Marketing Officer) e 27% do CIO (Chief Information Officer). O restante se divide entre posições novas e menos frequentes como CDO (Chief Data Officer) e CXO (Chief Experience Officer).

Apesar do perfil da empresa ser determinante para definir se as decisões serão tomadas pelo CMO ou CIO, ambos terão papéis distintos e complementares no dia a dia. A área de marketing é responsável por integrar a gestão da tecnologia, para garantir que os projetos realizados estejam alinhados com os objetivos comerciais. Além disso, é o setor que vai medir o retorno do investimento de toda a estratégia.

Por outro lado, o CIO assume um papel muito mais importante do que nas últimas décadas. Na transformação digital, este diretor é responsável por impulsionar a inovação, pois tem contato direto com a alta gerência e a visão necessária para implementar ferramentas como Big Data, adaptação de plataformas móveis e serviços baseados em nuvem.

As demandas sobre os sistemas e as tecnologias das empresas são cada vez maiores, como fornecer informações instantaneamente com um nível sofisticado de personalização. Assim, é necessário que a equipe de TI esteja bem equipada para garantir condições de trabalho ideais para toda a empresa, o que também reforça a segurança e reduz riscos financeiros.

Levando em conta todas as mudanças que ocorrem diariamente dentro e fora das empresas, nenhuma estratégia de transformação digital pode ser definitiva. Todos os executivos devem estar preparados para fornecer respostas e gerar novas ideias, garantindo que a empresa esteja bem posicionada em um ambiente competitivo e que faça parte de uma grande mudança cultural e tecnológica.

Uma vez que a transformação digital é um processo constante e afeta o negócio como um todo, a participação do CEO também deve ser parte essencial da estratégia. Nos modelos mais comuns, o diretor executivo oferece uma direção clara e compromisso em promover mudanças, tanto graduais quanto transversais à operação. Porém, nem todos os CEOs nasceram na era digital, e a falta de familiaridade com a tecnologia pode dificultar a construção de uma visão clara de como é possível inovar a partir de mudanças tecnológicas.

Portanto, embora a participação do CEO seja essencial, não devemos esquecer que a aplicação diária das transformações faz parte de um esforço coletivo, liderado por diferentes gestores e como um compromisso de todos. CMOs, CIOs e outros diretores, dentro de cada especialidade, precisam organizar as equipes e articular o trabalho e a comunicação entre funcionários, clientes e parceiros, que passam a realizar a transformação digital em sinergia, em vez de operar como entidades separadas.