• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como gerir funcionários que trabalham em esquema home office

Especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg afirma que o melhor modelo de gestão deve combinar elementos à distância e presencial

Especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg afirma que o melhor modelo de gestão deve combinar elementos à distância e presencial

Trânsito, estresse e o tempo de deslocamento em transportes públicos lotados são fatores que, cada vez mais, colaboram para que as empresas aumentem a busca por uma equipe que trabalhe em esquema home office.

Segundo o especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, contratar funcionários para trabalhar em home office pode trazer muitos benefícios para as empresas e esta é uma tendência que está crescendo no Brasil. Mas quais as estratégias de gestão para esse modelo de negócio?

Para o especialista, o melhor perfil de profissionais para trabalhar de casa são os chamados “knowledge workers”, profissionais que estão sempre em busca de novas informações e fontes de aprendizagem, e acompanham a evolução das tecnologias, da informação e do desenvolvimento de novos modelos de negócio, além de serem criativos e empreendedores.

“A gestão de funcionários nessa forma de trabalho necessita de algumas estratégias específicas, como por exemplo deixar claro as expectativas da empresa e tornar a comunicação mais efetiva entre gestores e subordinados. Além disso, a organização é essencial para garantir que todos os funcionários remotos ou não consigam atingir as metas no trabalho”, afirma.

Para Grinberg, também é primordial desenvolver um alto grau de confiança entre os líderes e funcionários para garantir o sucesso neste processo. “Os gestores precisam aprender novas maneiras de fazer a gestão remota. Mas é sempre importante ter algum tipo de contato presencial de tempos em tempos”, explica.

Entre as diferentes formas de realizar esse modelo de gestão estão treinamentos, presenciais ou não, que a empresa pode oferecer, certificações e até propor que os funcionários compartilhem os seus conhecimentos e experiências uns com os outros. “O melhor modelo de gestão combina elementos de home office e presencial, que podem aumentar a economia e a produtividade das empresas, uma vez que diminuindo a carga horária presencial dos funcionários, as empresas podem ocupar espaços menores e mais baratos”, finaliza Grinberg.

Sobre Renato Grinberg
Renato Grinberg é especialista em liderança e gestão de empresas, tendo passagem por grandes multinacionais nos EUA como a Sony Pictures e Warner Bros. Atualmente é diretor da BTS (consultoria global presente em 35 países) que trabalha com grandes empresas e start-ups de alto potencial. Grinberg é também autor de diversos livros, incluindo os best-sellers de carreira e negócios “A estratégia do olho de tigre” e “A excelência do Olho de Tigre” (editora Gente).