• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Qual a importância da visão sistêmica de uma empresa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre visão sistêmica, mas você sabe exatamente o que significa? O conceito remete a habilidade de deliberar considerando a conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um

Provavelmente você já ouviu falar sobre visão sistêmica, mas você sabe exatamente o que significa? O conceito remete a habilidade de deliberar considerando a conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um gestor, que é responsável por tomar decisões considerando todos os fatores desde colaboradores até o orçamento e metas globais da empresa. Responsabilidade não falta!

Para exercer tal tarefa de tamanha grandiosidade, o profissional deve avaliar o cenário de maneira ampla e ponderando os diversos elementos que influenciam seu funcionamento, incluindo fatores internos e externos. A gestão ou liderança deve usar seus conhecimentos, habilidades técnicas, inteligência, comunicação e poder de negociação de maneira positiva. Ter a capacidade de desfrutar de todos os recursos de uma organização e os relacionar da melhor maneira é trabalhar sistemicamente.

O profissional que compreende a empresa em que atua a partir de uma visão sistêmica, atinge resultados acima da média. Isso porque ele é capaz de identificar seu papel com clareza e desempenha suas atividades com eficácia e eficiência, agindo assertivamente para o alcance das metas estabelecidas para si e para o negócio. Continue lendo o texto para saber mais!

Como desenvolver a visão sistêmica

Veja abaixo algumas maneiras de desenvolver sua visão sistêmica para conquistar maiores resultados:

  • Conheça os departamentos: o primeiro passo para se desenvolver a visão sistêmica é conhecer a empresa em que você trabalha. Esse conhecimento não deve ficar restrito apenas ao produto ou serviço ofertado ou somente a uma área. É preciso ser curioso! Saber quais são os departamentos que formam a corporação, compreender quais são as principais tarefas e responsabilidades de cada um deles e quais são os principais processos que os colaboradores desempenham são requisitos básicos para ter visão sistêmica.

Esse tipo de sabedoria amplia sua maneira de pensar a respeito de outro setor. A partir desse momento, você irá pensar duas vezes antes de simplesmente cobrar algo ou pedir tarefas com prazos curtos de entrega. Além disso, poderá entender como pode contribuir para o dia a dia de colaboradores de outras áreas e como eles podem ajudar também. Para completar, todo esse processo ainda fortalece seus relacionamentos interpessoais e o seu networking.

  • Identifique o estado desejado: toda empresa possui metas e objetivos definidos sejam específicos das áreas ou gerais. Para saber como você pode impactar positivamente para conseguir essas conquistas, é preciso estar por dentro de quais são os desafios enfrentados e saber como utilizar os recursos disponíveis para definir os melhores caminhos a serem tomados.

Mais do que simplesmente saber quais são as metas é essencial compreendê-las em um grau em que você consiga refletir sobre elas e buscar por soluções mais práticas ou criativas. Ser parte do negócio como um todo é vestir a camisa!

  • Utilize o coaching: o método é um poderoso processo de aceleração de resultados e aumento de performance profissional, buscado pelas maiores referências organizacionais do mundo. É um processo empoderador!

Entenda como funciona o coaching

O coaching oferece técnicas e ferramentas voltadas para a gestão empresarial. Pautando-se nos mais modernos conceitos e práticas de estratégias organizacionais, o método potencializa as habilidades e capacidades de profissionais e empresas, promovendo mudanças significativas, positivas e duradouras.

Para os gestores, a metodologia traz conhecimentos necessários para conduzir a equipe com assertividade, desenvolvendo capacidade analítica e estimulando o espírito empreendedor para a busca de ideias e soluções criativas.

A formação Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente maneira de formar líderes e gestores de alto desempenho. Com uma programação de 20 horas e atividades pós treinamento, o curso leva os profissionais que participam dele para um nível mais alto de inteligência emocional; capacidade de gerenciar pessoas, atividades e tempo; habilidade em extrair mais produtividade da equipe; reter talentos; aumentar e sustentar bons índices de clima organizacional; dar e receber feedback; aperfeiçoar os canais de comunicação; entre outros conteúdos exclusivos e muito bem construídos. E ao final da formação, você terá dois prestigiosos certificados com reconhecimentos internacionais, o Behavioral Coaching Institute (BCI) e o Global Coaching Community (GCC).

Segundo José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC e master coach senior, “é o líder que incentiva, engaja e prepara a equipe para evoluir continuamente e ir sempre além, na busca de resultados efetivos e extraordinários para a organização.”.

Outra formação muito interessante é a Professional & Self Coaching (PSC), que é considerada a mais completa e moderna no País sobre o assunto. Com ela, você irá aprender as técnicas e as ferramentas mais inovadoras para se tornar um profissional de alta performance e até mesmo um coach, se desejar.

A base desse curso é a metodologia Self Coaching, desenvolvida por José Roberto Marques, e contempla 6 titulações: professional, leader, self coach, life coach, extensão universitária e analista comportamental.

Os conteúdos e as atividades práticas e teóricas são divididos em 180 horas que ensinam sobre a história do coaching; processos evolutivos e de identidade; princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; código de ética; entre outros. As principais ferramentas da formação variam entre o teste de perfil comportamental, roda vida, rapport, campo relacional, patrocínio positivo; autofeedback, tríade do tempo, teste do perfil de personalidade, rota de ação, análise do campo de força, roda da inteligência emocional, auxiliares linguísticos e mais. Além de você exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, o método será um benefício também para quem convive a sua volta, afinal, você se tornará uma pessoa ainda mais empoderada.

Só de conhecer essas duas formações do IBC já é possível perceber a força que o coaching tem, não é mesmo? É uma forma de transformar sua vida positivamente em todos os âmbitos. Afinal, ninguém merece ficar levando energia negativa do trabalho para casa e vice-versa. Além disso, as mudanças poderão ser vistas em curto, médio e longo prazo. Com certeza, você sentirá os benefícios de investir na própria carreira e vida pessoal ao participar de um processo de coaching.