• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Ativo intangível: o que é e porque se preocupar com isso

Você pode estar subestimando o seu negócio, esquecendo seus ativos intangíveis.

Se você é como muitas pequenas empresas, se preocupa com os ativos da empresa que você pode ver e tocar. Mas, e os itens de valor que não são físicos? Você pode estar subestimando o seu negócio, esquecendo seus ativos intangíveis.

Mas, afinal, o que são ativos intangíveis? O fato de muitas empresas não se preocuparem com eles é sinal de que não sabem o quanto são importantes para os negócios.

O que é um ativo intangível?

Um ativo intangível é um ativo que não pode ser tocado. Embora os ativos intangíveis não tenham presença física, eles agregam valor ao seu negócio.

Os ativos intangíveis são ativos de longo prazo, o que significa que você os usará em sua empresa por mais de um ano.

Exemplos de ativos intangíveis incluem know-how, reconhecimento de marca, direitos autorais, patentes, marcas registradas, nomes comerciais e carteira de clientes.

Um dos tipos de ativos intangíveis mais conhecidos é a propriedade intelectual.

A propriedade intelectual é algo que você cria com sua mente, como um design. Você tem direitos sobre sua propriedade intelectual e outras empresas não podem copiá-la.

Propriedade intelectual inclui marcas registradas, patentes e acordos de licenciamento.

Outro tipo de ativo intangível são os fatores que afetam o valor da sua marca. Exemplos desse tipo de ativo intangível incluem a reputação de sua empresa, estratégias, base de clientes e relações com funcionários.

Você sabe quais ativos intangíveis você tem em sua pequena empresa? Dê uma olhada nesta lista para conferir:

  • Uma identidade de marca forte e reconhecível;
  • Funcionários treinados;
  • Clientela leal;
  • Fornecedor confiável e rede de distribuição;
  • Um site funcional;
  • Sua tecnologia, sistemas e processos internos.

Ativo intangível x ativo tangível

Você pode dividir os ativos em dois grupos: intangível e tangível.
Ao contrário dos ativos intangíveis que acabamos de ver, os ativos tangíveis são itens de valor que você pode tocar.

Exemplos de ativos tangíveis incluem móveis, computadores, edifícios e veículos.
Às vezes, é difícil dizer se um ativo é tangível ou intangível. Ativos tangíveis e intangíveis geralmente se conectam uns aos outros e isso pode dificultar a determinação do valor.

Por exemplo, você pode manter uma lista de clientes em seu computador e imprimi-la em papel. O papel em si é tangível. Você pode segurá-lo em suas mãos. Mas o item real de valor não é o pedaço de papel. O item de valor é a lista. Como as informações contém valor, a lista de clientes é um ativo intangível.

É por isso que muitas empresas vendem que fecham as portas vendem sua carteira de clientes a outra empresa.

A importância dos ativos intangíveis

Os ativos intangíveis também são responsáveis por qual é o valor de mercado da organização. Por isso, empresas de todos os portes precisam se preocupar com isso.

Marcas como a Apple e a Coca-Cola são bons exemplos de nomes que valem muito mais do que apenas os seus produtos. Elas contêm ativos intangíveis muito valiosos.

As empresas de bens de consumo e serviços têm ativos intangíveis, como as patentes de fórmulas e receitas, juntamente com o reconhecimento da marca, são ativos intangíveis essenciais em mercados altamente competitivos.

A Coca-Cola Company (KO) é um exemplo de um ativo intangível, com o valor de sua marca altamente reconhecida sendo praticamente inestimável e é um fator essencial no sucesso e nos lucros da Coca-Cola Company.

De maneira geral, empresas de tecnologia (como a Apple), possuem ativos intangíveis fundamentais, como direitos autorais, patentes, funcionários críticos e pesquisa e desenvolvimento.

O setor de saúde tende a ter uma alta proporção de ativos intangíveis, incluindo nomes de marcas, funcionários valiosos e pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e métodos de tratamento.

A indústria automobilística também depende fortemente de ativos intangíveis, principalmente tecnologias patenteadas e nomes de marcas. A marca Ferrari, por exemplo, vale bilhões.

Dessa forma, torna-se um erro se preocupar apenas com os ativos tangíveis de uma organização. Bons gestores precisam se preocupar com os ativos como um todo.

Valorizando ativos intangíveis

Normalmente, você pode encontrar o valor dos ativos tangíveis como um número definido. Você soma o valor de cada item tangível para encontrar um valor total.

No entanto, o valor de seus ativos tangíveis não reflete o valor total de sua empresa. Para descobrir esse valor é preciso saber também o valor dos seus ativos intangíveis.

Encontrar o valor de seus ativos intangíveis é mais difícil do que ativos tangíveis. É provável que seus intangíveis não tenham valores de corte e secagem.

Se você planeja vender sua empresa, precisará incluir seus ativos intangíveis na avaliação de sua pequena empresa.

Você deve consultar um consultor de negócios para ajudá-lo a avaliar os ativos. Além disso, você pode usar alguns métodos para entender o valor de seus ativos intangíveis. Veja só:

  • Método de custo: você calcula o custo que seria necessário para outro negócio duplicar seu ativo intangível. Para este método, você pode estimar os custos atuais necessários para recriar o ativo. Ou, você pode calcular o valor atual de todos os custos originais que entraram no ativo.
  • Método de mercado: você encontra a marca de outra empresa, ou outro ativo intangível, que se compara ao seu negócio. Use o valor dos ativos intangíveis de outras empresas como um ponto de referência para avaliar seus ativos intangíveis.
  • Método da receita: Você mede os benefícios futuros que o ativo intangível trará para outro negócio. Você precisa usar projeções de fluxo de caixa para esse método.

Registro de ativos intangíveis

A contabilização de ativos intangíveis possui alguns requisitos exclusivos. Você registra ativos intangíveis no Balanço Patrimonial, mas apenas aquele que sua empresa comprar ou adquirir.

Além disso, o ativo intangível deve ter um valor identificável e uma vida útil de longo prazo. Não se registram ativos intangíveis que você cria na sua empresa.

Por exemplo, seu logotipo é um ativo intangível que possui valor. Mas você criou o logotipo em sua empresa, você não comprou os direitos do logotipo de outra empresa, logo, esse ativo intangível não poderá ser contabilizado no seu Balanço.