• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como despertar interesse no ambiente profissional

Você já percebeu como muitas vezes é difícil se apresentar? Porque não é simplesmente dizer o cargo que está no cartão de visitas.

Você já percebeu como muitas vezes é difícil se apresentar? Porque não é simplesmente dizer o cargo que está no cartão de visitas. Quando nos apresentamos, a pessoa que nos ouve espera saber um pouco mais, como as atividades que envolvem sua função, temas importantes e até curiosidades. Quando estamos em ambientes com futuros clientes, novos chefes ou fazendo networking, chega a dar um frio na barriga quando escutamos: “E você, o que faz”?

Parece que essa frase desencadeia um processo dentro da gente em que acontecem duas coisas: primeiro, queremos nos “vender bem” e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor que fez a fatídica pergunta. No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos muito mais do que deveríamos porque fica difícil passar tanta informação em tão pouco tempo.

Se confundimos as pessoas, perdemos o interesse delas. Devemos simplificar nossa mensagem. É a alternativa mais eficaz quando queremos nos apresentar e causar impacto. Os americanos têm até um famoso termo chamado “elevator pitch”, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador.

E o que você pode fazer para simplificar a sua mensagem?

1- Defina como quer se posicionar

O que quer destacar sobre você e sua carreira no atual momento? Reduza seu discurso ao seu ponto forte e pense em como ressaltá-lo em frases curtas e coesas. Elimine detalhes que possam resultar em falas longas e confusas, além de distrair quem está ouvindo.

2- Ache um ponto em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação

Descubra que interesses tem o seu interlocutor e comece o seu discurso fazendo uma conexão entre o ponto que quer ressaltar sobre você e os temas que interessam a ele. Pode ser um exemplo de um problema parecido ao que ele tem, cuja solução foi trazida pela atividade que você desenvolve, uma situação onde a sua atuação ganhou destaque pelas suas habilidades, vivências em comum e até conhecidos em comum. Um início interessante e engajado te dá a chance de falar uns minutos a mais.

3- Use palavras que todo mundo entende

Sabe aquele jovem da sua empresa que nasceu depois de 1990 e sabe tudo de programação? Se você entende o que ele explica, pode pular para o próximo ponto. Independentemente do seu conhecimento, precisamos passar uma mensagem que qualquer pessoa entenda, mesmo sem ser da nossa área. Se você trabalha em mercados onde o uso de termos em inglês ou palavras rebuscadas é muito comum, restrinja a prática no seu meio. Ninguém é obrigado a entender jargões como benchmarking, análise swot ou break-even.

4- Pratique

Quanto mais você praticar, mais à vontade estará com a mensagem que quer passar. Note se a sua fala ainda precisa de ajustes para que seja simples, interessante e compreensível. A sugestão é ter o “elevator pitch” como parâmetro e se apresentar para familiares e amigos. Com o ganho da confiança, pratique com pessoas fora do seu círculo pessoal.

5- Revise a mensagem de tempos em tempos

Os grandes comunicadores e influenciadores estão sempre atualizando seus discursos e o recado que querem passar. Você também deve fazer isso. Nossos pontos de destaque e experiência mudam com o passar do tempo. Trocamos de área, de emprego, de interesse. Tenha sua mensagem revisada e preparada, e será sempre mais fácil transmiti-la aos demais.