• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Tendências exigem empresas mais digitais

Com mais de um bilhão de novos usuários conectados à internet, empresários precisam ficar atentos às oportunidades. Nesse cenário, Google lança novas ferramentas para impulsionar negócios

A tecnologia é uma das ferramentas que melhor ajuda as pessoas, somente de 2013 a 2017 quase 1 bilhão de novos usuários se conectaram à internet, e segundo um relatório de tendências feito pelo Google em parceria com a Bain & Company em janeiro deste ano, o Brasil configura entre os 11 países responsáveis por uma parcela considerável de usuários que vão se conectar até 2021. Por isso micro e pequenos empreendedores devem estar atentos às mudanças que acontecem no mundo digital para que a sua atuação corresponda ao que o público busca.

Estar presente nas redes é algo importante para o empreendedor, ainda mais porque segundo uma pesquisa feita em novembro de 2018 pela Provokers, 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas.

Segundo o gerente do Google Customer Solutions do Brasil, Edson Sousa, é preciso que o empreendedor esteja atento a tudo que se publica nas suas redes sociais e em seu site. Mas destaca que caso o empresário ainda não esteja no mundo virtual, existem ferramentas digitais gratuitas para auxiliar a entrada nesse meio. “O empreendedor precisa estar presente nas redes e na internet. O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma ferramenta fundamental para ele, é gratuita e a partir de um cadastro ele pode aparecer no Google Maps, no serviço de busca do site, e também gerenciar o seu negócio. Ele habilita mais de 150 milhões de empresas a encontrar seus clientes na internet, tornando elas acessíveis aos seus clientes”, contou.

O gerente do Google conta que do ano passado até agora já foram verificados 50% a mais de novos negócios na plataforma, o que mostra o interesse do empreendedor de estar presente na internet. “Dá pra criar um site a partir disso. Já ajudamos mais de 600 mil empreendedores a criar um site. Depois que ele cadastra existe uma verificação, para o Google saber qual o negócio. É tanto pelos correios, ou pode ser pela internet. A verificação é para constatar que no endereço tem aquele empreendimento”, afirmou.

Edson conta ainda que o Google dispõe de outras ferramentas para auxiliar o empreendedor. Uma delas é o Google Primer. “O Primer é um aplicativo de treinamento gratuito sobre presença online, campanhas de marketing digital, tudo gratuito, onde permite um conhecimento maior do marketing digital, que é importante para que o empreendedor esteja entendendo sobre como se posicionar nas redes e ter o seu posicionamento”, contou.

Já de acordo com a analista do Sebrae, Conceição Moraes, estar presente e bem relacionado com a tecnologia, que pode fazer ainda que o negócio chegue a outras pessoas. “As pessoas estão mais conectadas as redes cada vez mais. Principalmente se o público envolve geração z e geração y, é preciso obrigatoriamente ter um negócio apresentado nas redes sociais. O publico está comparando e vendo os preços usando o Instagram como revista por exemplo. É preciso estar presente onde os clientes estão, onde buscam opinião sobre a empresa. Até mesmo registrar a empresa no Reclame Aqui, mesmo sem reclamação”, contou.

Dicas

Entre as atividades que os brasileiros mais realizam na rede mundial de computadores está a pesquisa e comparação de preços, além da compra on-line, que á que mais vem crescendo. Com isso, muitas ferramentas vêm surgindo para auxiliar não só nas buscas, mas ajudar os micro e pequenos empreendedores a atuarem no mundo tecnológico, indicando como se posicionar nas redes, interagir com os clientes e estar sempre se atualizando a cerca do marketing digital.

O Gerente do Google, Edson Sousa conta ainda que no próximo mês irá acontecer um evento da empresa no Recife, o "Cresça com o Google”, nos dias 13 e 14 de agosto no Teatro Guararapes. “São treinamentos gratuitos para desenvolver habilidades digitais. As inscrições abrem em breve, e é totalmente gratuito. Quem for, vai sair transformado, e muitos conseguem crescer depois. É um momento que é feito para alguns públicos, temos temas especiais para as mulheres, desenvolvedores entre outros”, finalizou.