• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

10 negócios que bombam no inverno: saiba como lucrar na estação

Lavanderias, chocolate quente, café, artesanato e turismo estão entre os negócios que se favorecem com o frio

Negócios podem faturar mais no inverno. É o caso da cafeteria e restaurante Café com Delícias, das irmãs Renata (54) e Marcella Rosa (51). As duas abriram o restaurante, que fica na Enseada do Suá, em Vitória, em 2005 e garantem que no inverno as vendas são pelo menos 25% maiores do que no verão.

“O frio chega e aumenta muito a venda de doces, lanches à tarde e os clientes deixam as saladas de lado, preferindo comidas como feijão tropeiro, costela de porco, canjiquinha e bacalhau”, afirmou Renata.

No restaurante especializado em massas Casa Nonna, em Maruípe, Vitória, também não é diferente. O proprietário, Marcondes Junior (32), tem o estabelecimento há três anos e percebe um aumento médio de 20% no faturamento de inverno.

“Massas como nhoque, espaguete e talharim, acompanhadas de carnes ou frutos do mar são muito procuradas nessa época porque são produtos servidos bem quentinhos, que acompanham muito bem com vinho, que tem tudo a ver com inverno”, afirmou.

Embora o Sebrae reconheça que as condições macro determinadas pelo inverno favoreçam determinados negócios, a analista da instituição, Jéssika Tristão ressalta a importância de se fazer um planejamento para minimizar fatores de risco ao decidir empreender.

“É preciso iniciar as atividades com planejamento. Entender como vai atuar, em qual mercado; quem vai ser público-alvo; se já há demanda no lugar escolhido para empreender; qual é esse lugar; se há concorrência e o que ela oferece ao consumidor. A partir dessas respostas torna-se necessário estudar a previsão de lucro para avaliar a viabilidade econômica e financeira do negócio”, afirmou.

Confira a lista de 10 negócios que costumam aquecer à medida em que as temperaturas baixam:

1. Lavanderia

Com o frio, é natural que as pessoas tirem do armário cobertores e roupas mais pesadas que passaram o ano todo guardados. Aliado a isso, o fato de que as roupas demoram consideravelmente mais para secar com as temperaturas mais baixas. Por esses motivos, muitas pessoas costumam recorrer para lavanderias durante o inverno, aumentando o faturamento das empresas na estação.

2. Depilação de estética

Parte dos procedimentos oferecidos em clínicas de estética utilizam produtos reativos à exposição excessiva ao sol, como peeling e laser e, por isso, são mais procurados no inverno.

3. Cafeteria

A bebida mais adorada pelos brasileiros é ainda mais consumida no inverno. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre o outono e inverno, o consumo da bebida cresce cerca de 30% no país. Isso porque o café tem a capacidade de nos aquecer e tornar o ambiente frio mais prazeroso.

4. Chocolateria

Quando o clima esfria, logo sentimos a necessidade de ingerir alimentos calóricos como chocolate, que é rico em gordura e possui propriedades que estimulam a sensação de prazer no cérebro.

5. Caldos, sopas e massas

Sopas, caldos e massas também apresentam destaque nas vendas durante o inverno, justamente por serem fontes de energia quentes, que mantém as pessoas alimentadas e as ajudam a se esquentar.

6. Adega de vinho

O consumo de vinho praticamente dobra durante as estações mais frias do ano.

7. Turismo

Com as férias de Julho, o inverno traz muitas oportunidades para o segmento turístico, com aumento da procura por destinos mais frios, como a serra capixaba. Ao empreender no segmento, foque em atrativos que se tornem ainda mais interessantes em baixa temperatura.

8. Doceria

As docerias são repletas de deliciosas tortas, bolos e sobremesas que satisfazem o paladar e supre as energias necessárias no inverno, por isso são muito procuradas.

9. Artesanato

O profissional autônomo não fica de fora da estação. Artistas ganham uma boa chance no inverno para comercializar alguns artigos manufaturados a mão. Além do artesanato sustentável, peças de roupas de crochê ou tricô são bastante procuradas.

10. Queijaria

O aumento do consumo de queijos chega a 30% durante o período frio do ano, o que favorece uma boa margem de lucro aos fabricantes e revendedores do produto.