• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

OPERAÇÃO MIOPIA – Receita Federal e Polícia Federal realizam operação de combate à lavagem de dinheiro e evasão de divisas

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje, 8/8, a Operação MIOPIA, com o propósito de desarticular uma organização criminosa transnacional especializada na prática de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

As investigações são decorrentes da Operação HAMMER ON, deflagrada em 2017
publicado: 08/08/2019 12h30 última modificação: 08/08/2019 14h08

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje, 8/8, a Operação MIOPIA, com o propósito de desarticular uma organização criminosa transnacional especializada na prática de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Há suspeita de terem sido movimentados em contas bancárias das empresas controladas pela organização criminosa investigada cerca de R$ 6,5 bilhões com origem ilícita no período entre 2010 e 2018.

As investigações são decorrentes da Operação HAMMER ON, deflagrada em 2017, e tem como foco um grupo criminoso que utilizava contas bancárias de várias empresas, em geral, “fantasmas”, para receber valores de pessoas físicas e jurídicas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros provenientes do exterior, especialmente do Paraguai.

Além de a investigação abranger os operadores financeiros e os seus clientes (traficantes, empresários, “cigarreiros”, no Brasil e no Paraguai), foram identificadas as instituições financeiras que promoveram a remessa de milhões de reais, de origem espúria, para o exterior.

Os responsáveis por estas instituições financeiras fechavam operações de câmbio sem questionar a origem dos valores que lhes eram remetidos, revelando uma visão míope do real cenário em que operavam, já que deixavam de cumprir as regras de compliance a que estavam submetidos .

São cumpridas 26 ordens judiciais, expedidas pela 9ª Vara Federal de Curitiba, sendo 12 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu/PR e São Paulo. Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.