• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Líder exponencial, você é um deles?

Se autoconhecer porque apenas quando nos conhecemos, conseguimos aproveitar melhor nossas fortalezas e minimizar o que temos a melhorar. Com isso, lideramos melhor a equipe, tiramos mais proveito dos nossos pontos fortes e não temos medo de buscar apoio quando necessário.

Recentemente participei de um Grupo de estudos aplicados na ABRH-ES sobre liderança exponencial, conduzido pela competente e querida Andrea Salsa.

Em um mundo tão maluco, é patente a necessidade de líderes que acompanhem esse ritmo e algumas reflexões feitas no grupo me pareceram bastante pertinentes, por isso quero compartilhar com vocês!

O líder exponencial é aquele que equilibra suas competências e busca cada vez mais se autoconhecer, ser atento à saúde, realizar, inspirar e protagonizar. É um líder completo, que sente e faz sua equipe sentir essa completude.

Se autoconhecer porque apenas quando nos conhecemos, conseguimos aproveitar melhor nossas fortalezas e minimizar o que temos a melhorar. Com isso, lideramos melhor a equipe, tiramos mais proveito dos nossos pontos fortes e não temos medo de buscar apoio quando necessário.

Atento à saúde porque apenas uma pessoa que cuida de si e de sua equipe em todas as dimensões – biológica, social e mental – é capaz de exercer todo o seu potencial e também extrair o melhor de sua equipe. Imagine alguém doente ou com problemas sociais liderando pessoas?! Complicado, certo?

Realizador porque no mundo corporativo, o que vale é o placar – claro que conquistado com ética e alinhado à estratégia de negócio! Mas tendo o resultado em vista, a líder realizador arrisca de forma calculada, está disposto a errar para aprender. Ele fomenta a criatividade da sua equipe, dá liberdade e autonomia, antecipa tendências e direciona a vela do barco, levando sua turma ao objetivo almejado. Ele é quase um viciado em conquistar, ele só sossega quando consegue!

Inspirador porque ele assume sua responsabilidade na vida das pessoas que lidera e interage, além de ter a visão clara de que o sucesso é maior quando é conquistado junto à equipe. Ele cria alianças e coalizões, é assertivo na comunicação, transparente e consistente. Ele dá significado ao que a equipe faz, está atento às mudanças, não teme o futuro, pelo contrário, ele o abraça junto com todos os benefícios que a tecnologia traz. E mais do que tudo: estimula a inteligência coletiva em todos os níveis e áreas, sempre sem perder o viés humano.

E claro, protagonista! Porque ele está no comando, busca ser cada vez melhor e leva sua equipe contigo! Como diria meu amigo e profissional diferenciado Sidcley Gabriel, no caminho para o sucesso, ele assume a direção, ele é o motorista!

Fácil ser um líder exponencial, né?! Nem de longe! Mas nem tudo precisa ser complicado e complexo, certo?! Seguem algumas pequenas ações para materializar esse líder que há dentro de cada um de nós!

  • Ouça com atenção genuína seus liderados. Que tal estabelecer um cronograma fixo de reuniões individuais e de equipe? Mas nesse momento, não vale responder ao celular, ok?! Ah, e se desmarcar, justifique e remarque.
  • Continue se desenvolvendo, buscando se conhecer e ampliar seu repertório. Uma viagem, um novo curso ou apenas se aplicar novamente a algum teste de perfil para ver as mudanças já podem trazer grandes revelações e benefícios para você.
  • Seja coerente e consistente em sua fala e ações. Mas não posso mudar de ideia? Claro que pode! Mas para mudar, precisamos de embasamento e a equipe precisa ser alinhada.
  • Dê autonomia de verdade. Avalie o que pode realmente ser feito sem sua supervisão, o que precisa de supervisão e o que você não abre mão de fazer. Isso vai dar confiança não só a você, mas também a sua equipe.
  • Crie junto. Já dizia o velho ditado “Duas cabeças pensam melhor do que uma”, então busque soluções a partir da co-criação, ouça os envolvidos, abra a cabeça e escute sem pré-conceitos. Ah, mas não se esqueça de reger toda essa conversa com método porque se não vira a atividade vira a “casa da mãe Joana”, não é?!
  • Defina metas claras, seja simples. Explique a função de cada um de sua equipe e o que é espero deles. Trabalhar bem é função deles, mas não podemos deixar de reconhecer e celebrar resultados diferenciados.
  • Cuide-se e estimule sua equipe a se cuidar. Que tal criar um clube do livro, programas que estimulem a alimentação saudável e a prática de exercícios, promover eventos com as famílias, criar momentos de integração da equipe etc.

Pois é, a maioria de nós, assim como eu, não nasceu um grande líder, mas se praticarmos, podemos melhorar muito nesse sentido. Uma vez tive um grande líder e trabalhar com ele foi realmente muito bacana. Ele pegou um time desmotivado, com diversos problemas e conseguiu em pouco tempo oxigená-lo, melhorar a performance até dos mais desacreditados e passou a construir junto à diretoria o caminho de uma organização de bilhões. Ele conseguia extrair o melhor de cada um e isso foi demais! Quero proporcionar isso a minha equipe e a mim. E você? Também quer?

Para saber mais sobre o tema, uma sugestão de leitura é “Organizações exponenciais” de Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Geest.