• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

10 fatos sobre a Black Friday no Brasil

A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em novembro apenas no e-commerce. Hoje, é uma das datas mais importantes para todo o varejo

Dez anos após a primeira edição da Black Friday, a data, que já é famosa principalmente nos Estados Unidos e alguns países da Europa, consolida-se também como uma das principais para o varejo brasileiro. A primeira edição no Brasil aconteceu em 28 de novembro de 2010, foi 100% online (as redes varejistas e lojas que aderiram ofereceram condições diferenciadas somente no e-commerce) e reuniu mais de 50 lojas.

Agora uma datas mais aguardadas tanto para vendas online quanto em lojas físicas, a Black Friday já não fica presa a um único dia: não era difícil encontrar ofertas e descontos já no início de novembro deste ano. Para marcar os dez anos de Black Friday no Brasil, a Kantar IBOPE Media separou dez fatos sobre a data, seus impactos na publicidade e o comportamento do consumidor na data:

1. Social buzz

Nos últimos dez anos o evento gerou cerca de 3,7 milhões de posts em sites, fórunse redes sociais, sendo a edição de 2016 a mais comentada, com 600 mil menções.

2. Maior que o Natal

Em 2018, o mês da Black Friday acumulou mais de 3,6 milhões de inserções publicitárias, ultrapassando o período das festas de fim de ano e fazendo de novembro o pico de ocupação de espaços publicitários no ano.

3. O “onde" importa

42% dos compradores online visitam diretamente sites específicos para fazer suas buscas, indicando que a reputação do marketplace faz toda diferença.

4. Par perfeito

88% dos compradores online acessam a internet enquanto assistem televisão e 33% procuram com a tela que está na palma da mão pelos produtos vistos na grande tela, percentual que sobe para 39% na classe AB.

5. As mais vendidas

Entre quem fez alguma compra online nos últimos três meses, as categorias mais compradas foram: Vestuário e Joias (24%), Cosméticos (22%) e Alimentos/Bebidas em Restaurantes/Bares (17%).

6. Experiência é (quase) tudo

Uma das principais funções da internet para os compradores online é poder receber suas compras em casa sem precisar ir às lojas (55%). Preço também importa: 83% afirmam encontrar melhores preços e descontos nas lojas virtuais do que nas físicas.

7. Publicidade relevante

58% dos usuários de internet concordam que a publicidade os ajuda a encontrar coisas interessantes online.

8. O poder da marca

Para 62% dos usuários de internet é importante comprar somente de marcas conhecidas na plataforma online.

9. Busca por desconto

As categorias para as quais os brasileiros mais priorizam/procuram por preço baixo são: Smart Devices (62%), Remédios sem receita (56%), Moda (54%) e Móveis & Decoração (54%).

10. Resenhas e comentários

91% dos usuários de internet usam o meio para buscar informações durante o processo de decisão de compra. Por isso, é cada vez mais importante as marcas sondarem o que dizem seus consumidores.