• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Na crise, pequenos negócios faturam mais com vendas on-line

Empresárias que participaram do Sebrae Acelera Digital relatam como conseguiram aplicar o que aprenderam durante jornada de 10 dias com mentorias on-line

Com apenas seis meses de abertura do negócio de pães artesanais na zona oeste de São Paulo, a empreendedora Patcha Pietrobelli não sabia mais o que fazer quando perdeu todos os clientes, após o anúncio do avanço da pandemia do coronavírus no país. Foi então que recebeu o convite para participar do projeto piloto do Sebrae Acelera Digital, que aconteceu um pouco antes da Páscoa.

“Foi minha tábua de salvação. Eu nem sabia por onde começar a divulgar os meus produtos. Não sou uma pessoa que uso redes sociais. Até tenho uma conta no Instagram, mas com pouquíssimas postagens”, contou.

Durante 10 dias, a empreendedora mergulhou no universo digital focado nas vendas on-line junto com um grupo de empresários do ramo. Segundo ela, depois de participar do Sebrae Acelera Digital, seu faturamento cresceu 50% em relação ao período anterior à pandemia.

Trabalhando sozinha em casa, ela concentra a produção em três dias da semana, principalmente na zona oeste, mas também faz entregas para toda a região de São Paulo. “Além de aprender a usar várias ferramentas, os consultores deram ideias de onde buscar inspiração para criar conteúdos e atrair os clientes”, disse.

Outra empresária do ramo de panificação que colocou em prática o que aprendeu no Sebrae Acelera Digital e está percebendo resultados no negócio foi Ilnara Gomes de Lima, de Mossoró (RN). Quando entrou no grupo para participar dos encontros virtuais, ela estava começando a implementar o delivery na panificadora São Miguel.

“Aprendi como divulgar o meu negócio na internet e melhorar meu atendimento com técnicas para dar mais agilidade”, destacou. Para ela, a troca de experiências com outros donos de pequenos negócios do segmento foi a parte mais relevante. “A ideia de criar um espaço específico para o drive thru surgiu durante esse compartilhamento dentro do grupo. Tinha pessoas de vários lugares do país. Apesar de cada um viver uma realidade, estávamos dividindo o mesmo problema que é melhorar as vendas com auxílio da internet e das redes sociais”, destacou.

Lançado oficialmente no dia 27 de abril, o Sebrae Acelera Digital está com as pré-inscrições abertas. Ao longo da Jornada de Aceleração Ágil de 10 dias, os participantes recebem mentorias gratuitas sobre tecnologia e marketing digitais direcionadas para o negócio.

São três encontros virtuais em pequenos grupos fechados no Whatsapp, divididos por segmento e maturidade digital, ou seja, de acordo com o nível de aplicação das tecnologias digitais no dia a dia da empresa para promoção e vendas.

ANTENADA COM O DIGITAL

A confeiteira Isabella Fraga, de Governador Valadares (MG), também foi uma das participantes do projeto piloto do Sebrae Acelera Digital. Atuando no ramo desde 2014, ela sempre buscou inovar no negócio e esteve antenada às tendências para atender seus clientes. Mesmo já atuando no ambiente digital, ela acredita que o que aprendeu pode ser aplicado de forma bem mais ampla.

“Eu já tinha decidido que não iria investir para a Páscoa porque, na realidade, não é o foco do meu negócio vender ovos de chocolate. Eu sabia que não teria o retorno para um investimento neste momento delicado, mas durante os encontros do Acelera percebi que eu poderia apresentar algo novo e deu muito certo. Seu eu pudesse participar novamente, seria muito bom”, contou. A empresária criou uma tábua de mini doces que atendesse pequenas famílias que iriam comemorar a Páscoa em casa.

Durante as mentorias, Isabella também descobriu como utilizar, de forma mais efetiva, o Whatsapp Business, que é a versão do aplicativo para negócios. “Fiquei muito empolgada com essa nova mídia e estou focada nela para o Dia das Mães. Estou produzindo catálogos para divulgar os produtos pelo aplicativo e a produção de conteúdo está a todo vapor”, relatou.

COMO PARTICIPAR

Os donos de pequenos negócios interessados em participar do Sebrae Acelera Digital podem realizar a pré-inscrição clicando neste link. As vagas também estão disponíveis para os Microempreendedores Individuais (MEI) e não há nenhum pré-requisito. Após a pré-inscrição, uma equipe do Sebrae fará contato com o empresário para incluí-lo em um dos grupos formados para iniciar a jornada.