• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Feriados antecipados não mudam vencimento dos boletos

Mesmo com a antecipação de feriados municipais na cidade de São Paulo, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), os bancos mantêm suas atividades e as contas e boletos que vencem nesses dias também não terão o prazo alterado.

Mesmo com a antecipação de feriados municipais na cidade de São Paulo, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), os bancos mantêm suas atividades e as contas e boletos que vencem nesses dias também não terão o prazo alterado.

Para aumentar o isolamento no combate ao coronavírus, foram antecipados os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra. Na sexta (22) será ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações.

A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, esclareceu em nota que a antecipação de feriado municipal não impacta na abertura dos bancos, que tem funcionamento disciplinado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Portanto, as datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança nos dias 20 e 21 não sofrerão alteração.

Geralmente, o pagamento de uma conta com vencimento em um feriado ou fim de semana deve ser feito no próximo dia útil sem encargo ou multa. Mas essa norma não se aplica a esses dois feriados antecipados.

A secretaria afirma ainda que resolução determina que “não são considerados dias úteis, para fins de operações praticadas no mercado financeiro, os sábados, os domingos e os feriados de âmbito nacional”. Assim, não estão incorporados nesta determinação os feriados estaduais e municipais.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também informou que os bancos manterão suas atividades inalteradas, para assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive a continuidade do crédito da segunda parcela do auxílio emergencial, que começou a ser feito no último dia 18. No mesmo comunicado deixou registrado que as datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança nos dias 20 e 21 não sofrerão alteração.