• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inove ‘comendo pelas beiradas’

Existem oportunidades de inovação fora do core business das empresas e a disrupção ocorre como algo que complementa o modelo de negócio principal

Um amigo mineiro me contou que ainda vai escrever um livro sobre negócios somente com ditados populares, especialmente os da sua terrinha. Apesar da bem-humorada intenção, podemos, de fato, observar que tem muita sabedoria em diversas frases e expressões.

Uma delas, que me chamou atenção recentemente, é a que mineiro gosta de “comer pelas beiradas" e agir desta forma pode ser muito positivo para inovação e disrupção de negócios.

Uma característica interessante observada em muitos empreendedores da terra do pão de queijo e que, certamente, ajudaram Belo Horizonte a se tornar a capital nacional das Startups.

O conceito por trás de inovações bem-sucedidas é que existem muitas oportunidades de inovação fora do core business das empresas e a disrupção ocorre como algo que complementa o modelo de negócio principal. Um bom exemplo disso é o que vem acontecendo com grandes empresas de tecnologia e a possibilidade de uma atuação cada vez mais ampla.

O WhatsApp, por exemplo, acaba de liberar a função para envio de dinheiro pelo aplicativo, uma função adjacente, que pode se tornar muito poderosa e rentável, mas que só existe em conjunto com o produto principal, baseado em comunicação.

Esse é apenas um exemplo, mas que mostra uma tendência muito forte das principais companhias quando o assunto é inovação.

No mundo real, de pequenas empresas e negócios tradicionais, “comer pelas beiradas” pode ser uma grande oportunidade também para inovação, mas, para isso, é necessário ampliar o olhar para além das questões mais óbvias do negócio.