• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Com 8 mil exames não realizados, INSS vai ligar para remarcar perícias. Veja os cuidados para evitar golpes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (dia 23), que fará o reagendamento de segurados que, mesmo com horário marcado, deixaram de ser atendidos após a reabertura parcial das agências em todo o país, especialmente pelo cancelamento de perícias médicas. Mas é preciso atenção para não ser vítima de golpe.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (dia 23), que fará o reagendamento de segurados que, mesmo com horário marcado, deixaram de ser atendidos após a reabertura parcial das agências em todo o país, especialmente pelo cancelamento de perícias médicas. Mas é preciso atenção para não ser vítima de golpe.

O órgão acrescentou que, devido ao excesso de demanda provocado pela necessidade de reagendamentos e informações após a retomada parcial do trabalho em agências, fará reagendamentos automáticos, especialmente de perícias médicas, e avisará ao segurado por meio de ligações.

O segurado, no entanto, deve ficar alerta, pois o INSS não pede dados pessoais, bancários nem sobre benefícios. O instituto já tem essas informações em seus sistemas. Portanto, qualquer tentativa de terceiros de obter esses dados pode ser um golpe.

O INSS ligará para todos os segurados que tenham cadastros atualizados até esta sexta-feira (dia 25), informando sobre a remarcação. Serão contatados oito mil segurados no período, para que seja feito o reagendamento.

Aqueles que não receberem a ligação não estão com telefone atualizado nos cadastros do INSS e devem, portanto, procurar o INSS para fazer o agendamento.

Quem vai receber a ligação

Devem receber ligações os segurados que haviam feito um agendamento, mas não tiveram os exames realizados por orientação da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP). A entidade tem aguardado a realização de inspeções sanitárias próprias nos postos do INSS para verificar se há condições de retorno dos peritos ao trabalho em meio à pandemia.

Ao menos 87 agências, segundo a entidade, das 108 unidades do país que tinham agendas abertas já haviam sido liberadas pelos médicos até terça-feira, para a retomada dos exames.

Nova central de atendimento

O INSS ainda anunciou que está em processo de contratação de mais uma central de atendimento. Com isso, espera haver um aumento de 30% na capacidade de atendimento pelo canal. O INSS ainda pretende contratar uma plataforma centralizada para tentar reduzir o tempo de espera.

A partir da semana que vem, o serviço de reagendamento também poderá ser feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Dessa forma, só precisará entrar em contato pelo 135 se não puder comparecer na data e na hora marcadas, para proceder com o reagendamento mais adequado.

A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu o corte de ponto de médicos peritos que não voltarem ao atendimento presencial nas agências reabertas em todo o país. A ação foi movida pela ANMP.

A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão ainda nesta quarta-feira. Segundo a AGU, documentos "comprovam o rigoroso cuidado que precede a reabertura de cada agência do INSS" considerada apta e os "graves prejuízos causados pela não realização das perícias, a fim de demonstrar que é de todo infundada a pretensão da associação".