• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Recuperação de crédito tributário é direito do contribuinte; saiba solicitar

Empresas tem o direito a recuperação de crédito tributário do Simples Nacional, de acordo com o artigo 172 do Código Tributário Nacional  (CTN).  Assim, tem direito as empresas que pagam tributos de maneira errônea, o que pode afetar o caixa.

Empresas tem o direito a recuperação de crédito tributário do Simples Nacional, de acordo com o artigo 172 do Código Tributário Nacional (CTN). Assim, tem direito as empresas que pagam tributos de maneira errônea, o que pode afetar o caixa.

O que é recuperação de crédito tributário?

A recuperação de crédito tributário é um direito do sujeito passivo ou contribuinte que pode reaver os impostos pagos indevidamente, ou a mais. Como explica Rogério Laviano, diretor da Tax Consulting Brasil: “quando você compra um produto, muitos produtos são monofásicos ou substituição tributária. E na hora da apuração do Simples Nacional, como esses produtos já vem pagos, eles acabam sendo pagos na venda novamente. Então, a empresa tem direito de reaver esses valores”. Portanto, é o direito de reaver os impostos pagos a mais no período de cinco anos.

Como funciona o processo?

O processo de análise é feito sobre os valores que estão pagos e lançados no órgão governamental. Sobre esse valor, é feito o cálculo para saber quanto foi pago a mais. No caso da Tax Consult Brasil, dispõe de um robô de inteligência artificial parametrizada, e é feita a busca das informações Os processos são reparametrizados e, com o cálculo, chega-se ao valor pafo a mais. O ressarcimento do valor pode ser feito em até 60 dias.

Quem pode solicitar?

“Na realidade, a recuperação é um direito do contribuinte. Ele pagou a mais, ele tem o direito de ressarcir os valores que foram pagos a mais junto ao órgão federal. Isso vai ajudar ele a incrementar o caixa, porque a empresa vai receber o valor de volta. O valor é homologado pela Receita Federal, é lançado na Receita e ela devolve direto em conta-corrente do contribuinte. E esse valor, conforme decreto, é depositado em até 60 dias, salvos se a empresa tiver com débito”, explica Laviano.

Em casos onde a empresa possui débitos, existe a possibilidade dela pegar o valor que ela tem a receber e abater os débitos que ela tem junto ao órgão. Assim, todas as empresas comerciais tem direito a recuperação. São elas as empresas com produtos que tem classificação na substituição tributária e no monofásico. Tratam-se de padarias, lanchonetes, mercados, lojas de autopeças, pneus, cosméticos e outras mais. Todos tem direito a revisão e tem direito ao recebimento. Conforme afirmou o diretor da Tax Consulting Brasil, vale a pena fazer um levantamento, sem custo, para avaliar se compensa ter um trabalho para fazer restituição ou não.

Existem riscos em solicitar a recuperação de crédito tributário?

O trabalho é feito em cima de notas que já tiveram emissão, processo com um risco muito baixo. “O risco é mínimo, dificilmente ele existe porque são matérias pacificadas junto ao Superior Tribunal Federal. Se algum dia houver qualquer tipo de questionamento junto ao órgão, é altamente provável e defensável junto ao órgão porque a própria Receita faz a análise para devolver o valor”, diz Laviano. Assim, pode-se realizar a recuperação dos últimos cinco anos, se você teve direito a valor a restituir.