• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Os segredos do planejamento para o sucesso da sua empresa

Todos os empreendedores dizem que é preciso ter planejamento. O fim e o começo do ano são os períodos em que, normalmente, as empresas traçam estratégias.

Todos os empreendedores dizem que é preciso ter planejamento. O fim e o começo do ano são os períodos em que, normalmente, as empresas traçam estratégias. Mas como planejar algo num cenário tão instável? É preciso tentar prever diferentes cenários, desde o mais otimista até o mais pessimista? Uma dica é fazer planejamentos mais curtos (para um semestre, trimestre ou bimestre). O que mais tem sido difícil para os empresários nesse quesito? É preciso estar muito bem informado para saber como se programar melhor?

Planejamento é fundamental para o sucesso de todo empreendedor. No ambiente desafiador e incerto em que vivemos, é preciso ter alta capacidade de adaptação, agilidade e atenção máxima aos detalhes.

O plano de ação, como é conhecido o planejamento anual na área do empreendedorismo, deve ser levado a sério. As metas e os bônus dos executivos devem ser apurados conforme atingimento do plano e, segundo o cronograma da empresa, o plano de ação deve ser finalizado num determinado período, com uma reunião entre CEO, executivos e sócios.

Sempre busco um planejamento conservador-otimista. Há um conflito saudável: o interesse dos sócios de ter os melhores resultados possíveis, defendendo um plano de ação bastante desafiador. Paralelo a isso, não podemos fazer algo impossível de ser alcançado, que desmotive os executivos e impossibilite o alcance das metas e da participação sobre lucros e resultados (PLR). As empresas devem ser meritocráticas, inovadoras e com alta capacidade de adaptação às adversidades impostas.

Como medida para enfrentar o cenário pandêmico, é importante adotar uma revisão mais frequente do planejamento. Essa revisão – chamada de tendência – pode ser feita a cada dois meses, por exemplo. A tendência é a atualização do plano de ação com base no que foi vivido pela empresa, sempre mantendo o pactuado entre sócios e executivos.

É preciso estar atento aos detalhes a todo instante, seguindo o plano estratégico. É no detalhe que se ganha ou se perde o jogo.