• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Atenção: cuidado com as fraudes no PIX

A advogada Ivone Zeger, especialista em direito de família, explica tudo o que você deveria saber sobre herança, mas que provavelmente ainda desconhece

Refletir sobre a própria morte não é muito agradável, mas cedo ou tarde será algo que todos precisaremos fazer. Afinal, aquilo que acumulamos durante a vida - nosso patrimônio material e intelectual - continuará vivo quando já não estivermos mais por aqui, e precisará ter a correta destinação.

Para isso foi criado o instrumento da herança, que estabeleceu regras para tentar tornar mais justa a divisão do patrimônio entre os herdeiros, ao mesmo tempo em que permitem àquele que deixará a herança satisfazer as suas vontades.

Mas regras pressupõem limites, e no caso da herança, há muitos pré-estabelecidos. Não é possível, por exemplo, excluir um filho do testamento, a não ser em situações extremas, que levam o herdeiro a ser deserdado.

Por outro lado, há quem gostaria de ficar de fora do testamento quando descobrir que dívidas podem ser herdadas.

As dúvidas a respeito desse instrumento são muitas, mas com a ajuda da advogada Ivone Zeger, especialista em direito de família, o Diário do Comércio esclarece questões fundamentais sobre herança no vídeo abaixo.

Clique na dúvida para obter a resposta:

1 - Quem pode ser considerado herdeiro?

2 - Se não houver herdeiros na linha sucessória, para quem vai a herança?

3 - Posso deixar a herança para uma instituição?

4 - Qual a importância do testamento?

5 - O testamento precisa ser formalizado em cartório?

6 - Posso questionar a divisão da herança na Justiça?

7 - O companheiro só recebe herança se estiver em união estável?

8 - “Filho bastardo” tem direito à herança?

9 - É possível excluir um filho do testamento?

10 - Parentes herdam dívidas do falecido?

11 - Créditos também são herdados?

12 - O “patrimônio virtual”, como sites ou canais no YouTube, pode ser herdado?